Esposa de Camilo Santana a um passo de ganhar uma boquinha no TCE-CE
Caso os deputados estaduais confirmem a indicação, mulher do ministro da Educação terá direito a um salário de aproximadamente 40 mil reais
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), aprovou nesta quinta-feira, 12, o nome de Onélia Santana para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). Onélia é esposa do ministro da Educação, Camilo Santana.
Foram sete votos a favor a dois contrários.
A indicação, conforme previsão da Constituição Estadual, coube ao Poder Legislativo. A votação na CCJ precede análise em plenário, que deve ocorrer nesta sexta-feira, 13. A tendência é que a indicação da esposa de Camilo Santana seja aprovada e ela receba um salário de 39 mil reais, mais penduricalhos típicos da função.
De acordo com o relator da indicação, o deputado Romeu Aldigueri (PDT), Onélia Santana cumpriu todos os requisitos necessários para que o parecer exarado por ele corroborasse a indicação.
Para tentar amenizar as críticas, o parlamentar classificou a indicação como “um marco na equidade de gênero”. “Pela primeira vez na história do Ceará, teremos três mulheres do Tribunal de Contas. Parabéns a esta Casa que está demonstrando maturidade política, independente de qualquer questão de colaboração partidária”, disse o parlamentar.
Como mostramos nesta semana, Onélia pode ser a quinta esposa de ministro de Lula a ocupar cargos em cortes de contas.
A indicação da esposa de Camilo Santana foi criticada por organismos como a Transparência Internacional.
“Se a nomeação ao TCE-CE de Onélia, esposa de Camilo Santana (PT), for aprovada, ela será colega de Patrícia Saboya, ex-esposa de Ciro Gomes (PDT), nomeada em 2014 pelo ex-governador e cunhado Cid Gomes (PSB) Será também a 5a esposa de ministro de Lula em tribunais de contas”, afirmou a entidade pelo X – antigo Twitter.
Onélia Santana ocupa atualmente o cargo de Secretária da Proteção Social do Governo do Estado do Ceará, tendo sido, ao longo da sua trajetória política, secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania no município de Juazeiro do Norte, e primeira-dama do Ceará.
Com informações da Assembleia Legislativa do Ceará
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marian
12.12.2024 19:30É esse Brasil que voltou