Abu Dhabi encerra a Fórmula 1
Na última corrida da Fórmula 1 em 2024, tivemos batidas, despedidas e algumas atuações sólidas que garantiram uma corrida movimentada
Abu Dhabi colocou um ponto final na temporada 2024 da Fórmula 1. O circuito de Yas Marina, como de costume, não é lá o palco mais empolgante, mas até que entregou um GP movimentado para encerrar o ano. Algumas despedidas estavam confirmadas; outras ainda podem surgir nos bastidores. E como é tradição, terminamos o ano separando os vencedores dos perdedores da última corrida da temporada.
QUEM GANHOU:
McLaren – A tensão pós-largada se dissipou e Lando Norris fez o que se esperava: conduziu com perfeição e garantiu a vitória que selou o título de construtores para a McLaren. Desde Miami, o carro laranja deu um salto, mas ultimamente as coisas estavam mais equilibradas entre Red Bull, Mercedes e Ferrari. Neste fim de semana, a McLaren sobrou, e Norris não vacilou.
Oscar Piastri, por outro lado, teve uma corrida para esquecer, mas falo disso mais para baixo, na parte de quem perdeu.
Pierre Gasly – O francês mostrou consistência e garantiu pontos importantes. Foi uma das melhores versões de Gasly que vimos na Fórmula 1, aproveitando bem as oportunidades e vencendo adversários estratégicos. Ele ainda termina o ano como sendo o único piloto no grid que não deu prejuízos com batidas à sua equipe.
Carlos Sainz – O espanhol terminou sua passagem de 4 anos pela Ferrari com dignidade. O carro não era páreo para os rivais, mas Sainz mostrou seu valor e parte para a “pedreira” que promete ser, comparativamente, a Williams, com a cabeça erguida, pronto para o novo desafio.
Lando Norris – Sem cometer erros, tranquilo sob pressão e com ritmo de sobra, Norris mostrou que pode ser um vencedor frequente. É essa maturidade e liderança que a McLaren precisa para sustentar seu momento de alta no ano que vem.
Lewis Hamilton – Após um sábado catastrófico, o britânico deu a volta por cima no domingo. Foi estratégico, superou adversários e fechou o ano com um dos melhores desempenhos da temporada. Fica o recado: ele ainda tem muita velocidade a oferecer com a Ferrari.
Fernando Alonso – O asturiano arrancou um top 10 improvável na classificação, ganhou 100 euros numa aposta com seu chefe e levou o carro da Aston Martin aos pontos. Foi o que deu para fazer. Ah, e segurou Piastri no final só para fechar o ano com estilo.
QUEM PERDEU:
Red Bull – O sonho do vice nos construtores já era distante, mas dois acidentes na primeira volta tornaram tudo ainda mais amargo. Sergio Pérez abandonou após um toque de Valtteri Bottas, e Verstappen, mesmo lutando contra uma punição de 10 segundos, só conseguiu ser sexto. A dupla provavelmente não vê a hora de virar a página. Será que o piloto mexicano estará nessas próximas páginas?
Oscar Piastri – A batida de Verstappen para cima dele e depois dele em Colapinto quase complicaram a festa da McLaren. Piastri termina o ano bem atrás de Norris no campeonato da Fórmula 1 e com a certeza de que precisa melhorar em classificações para encurtar essa diferença.
Valtteri Bottas – Penalidades e incidentes, incluindo um com Kevin Magnussen, minaram sua corrida. Com um desempenho assim, sua permanência na Alfa Romeo (ou até mesmo como reserva em outra equipe) começa a parecer improvável.
Sauber – Quase não coloco a equipe suíça nessa lista, pois, sim, ela voltou ao seu normal: não pontuar, mas ao menos não terminou o ano zerada e ainda ficaram motivados pela pequena melhora do carro após a atualização trazida nas últimas etapas, que servirá de base para o carro de Hülkenberg e Bortoleto em 2025.
Williams – Colapinto foi acertado e abandonou. Albon até tentou, mas ficou fora dos pontos ao ser superado, no finalzinho, por Piastri. Foi um ano difícil, mas 2025 promete com Sainz chegando para liderar.
Racing Bulls – Liam Lawson teve problemas no pit stop e abandonou; Yuki Tsunoda terminou fora dos pontos. A equipe precisa de mais para garantir um futuro estável na categoria.
Haas – Os americanos ainda tinham chances de terminar em sexto nos construtores, mas os incidentes de corrida — Bottas e Magnussen que o digam — frustraram tudo. Pelo menos a equipe superou as expectativas com uma temporada mais sólida que o previsto.
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A temporada 2024 já é história. Que venha 2025, uma temporada que tem tudo para ser ainda mais competitiva a ponto de nos levar a suspiros lamentando a troca de regulamento, que certamente mudará a ordem das coisas na Fórmula 1 de 2026.
Eis o resultado do GP de Abu Dhabi de 2024:
1) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
2) Carlos Sainz (Ferrari), (+5.832s)
3) Charles Leclerc (Ferrari), (+31.928s)
4) Lewis Hamilton (Mercedes), (+36.483s)
5) George Russell (Mercedes), (+37.538s)
6) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), (+49.847s)
7) Pierre Gasly (Alpine/Renault), (+1’12.560s)
8) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari), (+1’15.554s)
9) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), (+1’22.373s)
10) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), (+1’23.821s)
11) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
12) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
13) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
14) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes
15) Jack Doohan (Alpine/Renault)
16) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
17) Liam Lawson (RB/Honda RBPT)
Abandonaram:
Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
Franco Colapinto (Williams/Mercedes)
Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
Assim terminou o campeonato de pilotos:
1) Max Verstappen, 437
2) Lando Norris, 374
3) Charles Leclerc, 356
4) Oscar Piastri, 292
5) Carlos Sainz, 290
6) George Russell, 245
7) Lewis Hamilton, 223
8) Sergio Pérez, 152
9) Fernando Alonso, 70
10) Pierre Gasly, 42
11) Nico Hülkenberg, 41
12) Yuki Tsunoda, 30
13) Lance Stroll, 24
14) Esteban Ocon, 23
15) Kevin Magnussen, 16
16) Alexander Albon, 12
17) Daniel Ricciardo, 12
18) Oliver Bearman, 7
19) Franco Colapinto, 5
20) Zhou Guanyu, 4
21) Liam Lawson, 4
22) Valtteri Bottas, 0
23) Logan Sargeant, 0
24) Jack Doohan, 0
Por fim, dessa forma ficou o campeonato de equipes:
1) McLaren-Mercedes, 666 pontos
2) Ferrari, 652
3) Red Bull-Honda RBPT, 589
4) Mercedes, 468
5) Aston Martin-Mercedes, 94
6) Alpine-Renault, 65
7) Haas-Ferrari, 58
8) Racing Bulls-Honda RBPT, 46
9) Williams/Mercedes, 17
10) Sauber-Ferrari, 4
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