Polícia busca traficantes do CV no Complexo da Maré
Com o apoio de um helicóptero e cinco veículos blindados, os policiais buscam capturar os traficantes Rodrigo da Silva Caetano, o Motoboy, e Jorge Luís Moura Barbosa, o Alvarenga
A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou nesta segunda-feira, 9, uma nova etapa da Operação Torniquete para prender traficantes do Comando Vermelho (CV) no Complexo da Maré, na zona norte do Rio, e desarticular o roubo de cargas e de veículos na região.
Com o apoio de um helicóptero e cinco veículos blindados, os agentes buscam capturar os traficantes Rodrigo da Silva Caetano, o Motoboy, e Jorge Luís Moura Barbosa, o Alvarenga.
Segundo a Polícia Civil, eles são responsáveis por “por arquitetar e gerenciar quadrilha de roubos de veículos e de cargas para financiar a ‘caixinha’ da referida organização criminosa, o que viabiliza a compra de armamento, munição e o pagamento de uma ‘mesada’ aos parentes de presos faccionados, bem como das lideranças da facção”.
A operação
Até o momento, a operação resultou em suspeitos mortos, três prisões efetuadas, além da apreensão de drogas, munições e granadas.
“Já são 3 presos. Um deles é um dos grandes roubadores da região, responsável por corte de veículo, remessa de peça de veículo para outros estados. Então, há essa organização criminosa fomentando esse tipo de delito. Então, é mais um braço da operação. Essa Operação Torniquete ataca in loco os receptadores, os roubadores, a lavagem de dinheiro e toda essa seara financeira que fomenta todo esse tipo de crime que assola tanto a população do Rio de Janeiro”, afirmou o diretor do Departamento de Polícia Especializada, André Neves.
A ação está sendo conduzida pela Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e pela Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), com suporte da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e outras unidades especializadas.
A Polícia Militar também está ativa em diversas comunidades próximas.
O CV e o roubo de carga
As investigações revelam que os integrantes do Comando Vermelho na Maré recebem ordens diretas dos líderes do tráfico no Complexo da Penha, como Edgar Alves Andrade, o Doca. Esses comandos incluem a montagem de um suporte logístico para a prática de crimes em várias regiões do Rio e da área metropolitana.
Entre as atividades criminosas identificadas estão o armazenamento e revenda das cargas roubadas, clonagem de veículos para revenda ou troca por armas e drogas, desmanche automotivo para venda de peças, utilização dos veículos em novos crimes e sequestro de vítimas para extorsão financeira através do sistema PIX.
“Rio de Janeiro não será refém do medo!”
As autoridades de segurança do Rio de Janeiro deflagraram na terça-feira, 3, uma megaoperação no Complexo da Penha, na zona norte da capital fluminense, para cumprir mandados de busca e apreensão contra traficantes do Comando Vermelho (CV).
“O Rio de Janeiro não será refém do medo!”, disse o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, ao comentar a operação em seu perfil no X.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)