Itamaraty orienta brasileiros a deixarem a Síria
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores também pediu solução pacífica para a crise no país
O Ministério das Relações Exteriores orientou brasileiros a deixarem a Síria devido ao agravamento dos conflitos no país. Em nota, o Itamaraty também pediu uma solução pacífica para a crise, ressaltando a necessidade de respeito à soberania e à integridade territorial do país no Oriente Médio.
Rebeldes sírios anunciaram neste domingo, 8, a captura de Damasco e a deposição do regime do ditador Bashar al-Assad.
“O governo brasileiro acompanha, com preocupação, a escalada de hostilidades na Síria. Exorta todas as partes envolvidas a exercerem máxima contenção e a assegurarem a integridade da população e da infraestrutura civis”, afirmou o Itamaraty em nota divulgada no sábado.
O ministério informou que monitora a situação de brasileiros no país e que, até o momento, não há registro de vítimas entre eles.
Leia mais: Queda de Assad mostra o que decide o jogo no Oriente Médio
A queda de Bashar al-Assad
A queda do regime de Assad foi anunciada por forças rebeldes, que declararam a “libertação de Damasco” após uma ofensiva que encerrou cinco décadas de domínio da família Assad.
De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, Assad teria deixado o país pelo aeroporto de Damasco antes que as forças de segurança abandonassem o local.
Desde 2015, o regime sírio vinha reconquistando território com apoio militar da Rússia, do Irã e do grupo libanês Hezbollah. No entanto, a pressão internacional e o desvio de recursos russos para a guerra na Ucrânia enfraqueceram a capacidade de defesa de Assad.
A ofensiva que culminou na queda de Assad, liderada pelo grupo jihadista Hayet Tahrir al-Sham (HTS), avançou rapidamente desde o início de dezembro, conquistando cidades estratégicas como Homs e subúrbios de Damasco.
Esse é o maior revés militar sofrido pelo regime sírio desde o início da guerra civil em 2011, que já causou mais de 500 mil mortes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Daniel Vieira
08.12.2024 12:43Do jeito que estamos indo, logo a orientação vai ser deixar o Brasil!