A “maior delicadeza” de Lula com o corte de gastos
"A gente não quer ir para as páginas dos jornais punindo alguém que não pode ser punido", afirmou o petista
O presidente Lula (PT) afirmou em cerimônia no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, 4, que as medidas do pacote de corte de gastos, propostas pela equipe econômica do governo, estão sendo feitas “com maior delicadeza”.
O petista disse que não quer ser conhecido por punir as pessoas ao cortar benefícios das camadas menos favorecidas da população:
“A gente não quer ir para as páginas dos jornais punindo alguém que não pode ser punido. A gente quer fazer o levantamento fidedigno. A gente vai fazer com que todas as pessoas façam levantamento da sua situação real. Aqueles que têm direito vão continuar recebendo, aqueles que estão recebendo de forma ilícita vão parar de receber. Esse é o preço que a gente paga por ser sério”, afirmou.
Para Lula, os índices econômicos estão fortes “apesar daqueles que querem trabalhar contra”. Ele faz afirmação no mesmo dia em que o Fundo Monetário Internacional (FMI) rebaixou o Brasil de 9ª para 10ª posição entre as maiores economias mundiais.
O pacote de cortes de Haddad
O ministro da Fazenda detalhou na quinta, 28, as medidas para contenção de despesas federais.
Com a proposta, a equipe econômica projeta uma economia de 327 bilhões de reais no período de 2025 a 2030.
Deste total, 70 bilhões de reais seriam concretizados em 2025 e 2026.
Segundo a PEC enviada ao Congresso, só poderão ser excluídos dos limites de remuneração parcelas de caráter indenizatório que serão previstas em lei complementar.
“Somente poderão ser excetuadas dos limites remuneratórios de que trata o inciso XI do caput as parcelas de caráter indenizatório expressamente previstas em lei complementar de caráter nacional aplicada a todos os Poderes e órgãos constitucionalmente autônomos”, diz o texto.
Essa lei complementar ainda está em fase de elaboração pela equipe econômica.
Leia mais: “Deixou os militares de fora, Haddad?”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)