Adesão à Otan: “garantia” para Ucrânia; ameaça “inaceitável” para Rússia
“Essa potencial decisão é inaceitável porque constituiria um acontecimento ameaçador para nós”, disse o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov
A diplomacia ucraniana reiterou que a “única verdadeira” garantia de segurança para o país é a adesão plena à Otan. Este argumento foi reforçado durante o encontro dos ministros das Relações Exteriores da Aliança, em Bruxelas.
“Estamos convencidos de que a única garantia real de segurança para a Ucrânia, ao mesmo tempo que serve de dissuasão contra novas agressões russas contra a Ucrânia e outros Estados, é a adesão plena da Ucrânia à Otan”, afirmou a diplomacia ucraniana num comunicado.
O Kremlin, por sua vez, alertou na terça-feira, 3 de dezembro, que a adesão da Ucrânia à Otan constituiria uma ameaça “inaceitável” para a Rússia:
“Essa potencial decisão é inaceitável para nós, porque constituiria um acontecimento ameaçador para nós”, disse o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, durante um briefing, falando no dia de uma reunião em Bruxelas dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Otan.
Apagões generalizados no oeste da Ucrânia
Novos ataques russos contra infraestruturas na Ucrânia resultaram em extensas interrupções no fornecimento de eletricidade no oeste do país, a centenas de quilômetros da linha de frente, informaram as autoridades ucranianas nesta terça-feira, 3.
Durante a madrugada de segunda para terça-feira, um drone russo atingiu um “local de infraestrutura elétrica” em Ternopil, cidade com mais de 220 mil habitantes, segundo seu prefeito Sergui Nadal no Telegram.
“Parte da cidade está sem eletricidade”, acrescentou ele, pedindo aos moradores que estocassem água e carregassem seus telefones.
A cidade já havia sido alvo de outro ataque com drones na segunda-feira, 1, que resultou na morte de um civil e deixou ao menos três feridos. Em novembro passado, Ternopil também sofreu apagões significativos que deixaram milhares sem energia.
Outro ataque noturno promovido por Moscou visou a região vizinha de Rivne na mesma noite. Segundo a administração regional relatada no Telegram, “uma infraestrutura energética foi alvo”. O governador regional Oleksandre Koval declarou que o ataque não deixou feridos, mas não forneceu detalhes sobre os danos causados.
Leia também: Adesão à Otan é crucial para sobrevivência da Ucrânia, diz Zelensky
Leia mais: Zelensky pede a Biden apoio para adesão da Ucrânia à Otan
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)