CEO do Carrefour está pronto para pedir desculpas?
Alexandre Bompard já teria até escrito uma carta de retratação após anunciar que sua empresa não compraria mais carne do Mercosul
O Ministério da Agricultura foi informado pela Embaixada da França de que Alexandre Bompard (foto), CEO global do Carrefour, vai emitir um pedido público de desculpas ao Brasil, por causa da polêmica sobre a carne, informa a Folha de S.Paulo.
Segundo o jornal, a carta de retratação já estaria até redigida. O Carrefour Brasil não confirmou a informação sobre a carta de desculpas planejada por seu CEO mundial.
A polêmica surgiu na quarta-feira, 20, quando Bompard divulgou nas redes sociais um comunicado no qual dizia que as lojas francesas do Carrefour cessariam a compra de carne proveniente do Mercosul.
O motivo alegado foi o “risco de inundar o mercado francês com uma produção de carne que não respeita suas exigências e normas”. Essa declaração foi feita em meio às negociações do acordo de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul, que tem enfrentado resistência dos agricultores franceses.
Reação
Em resposta, houve um boicote por parte dos produtores brasileiros, que interromperam o fornecimento de carne para as unidades do Carrefour no Brasil.
O movimento foi apoiado pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o que levou o embaixador francês, Emmanuel Lenain, ao sede do ministério na segunda-feira, 25, para tentar mediar a situação.
Também na segunda, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu a adoção de uma política de reciprocidade contra a França, com a imposição de barreiras comerciais.
Boicote
Até agora, 23 frigoríficos brasileiros aderiram ao boicote, incluindo os gigantes JBS, Marfrig e Masterboi. Mais de 150 lojas do Carrefour no Brasil já estariam com seu abastecimento comprometido.
O Carrefour Brasil lamentou a situação por meio de um comunicado e reforçou sua aliança com o agronegócio local. “Infelizmente, a decisão pela suspensão do fornecimento de carne impacta nossos clientes, especialmente aqueles que confiam em nós para abastecer suas casas com produtos de qualidade e responsabilidade”, disse a empresa em nota.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)