O União Brasil não está fechado com Marçal?
Enquanto o empresário dá a filiação como certa, uma ala do partido vê a possibilidade com maus olhos
Apesar do bom desempenho de Pablo Marçal no primeiro turno da eleição municipal de São Paulo, quando conseguiu 28,14% dos votos, o União Brasil não está plenamente convencido a aceitar o influenciador digital e ex-coach na legenda.
A vontade de Marçal de ser candidato a presidente da República em 2026 é um dos principais entraves à filiação.
A prioridade do União é lançar o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, como candidato à Presidência. A possibilidade já foi defendida publicamente pelo presidente nacional do União, Antonio Rueda.
Os deputados Pauderney Avelino e Kim Kataguiri, ambos integrantes do diretório nacional do partido, manifestaram-se contrários à filiação de Marçal.
“Acho que não [deveria se filiar]. Já temos um candidato a presidente”, disse Avelino ao Globo.
“Acho que não [deveria se filiar ao União Brasil] porque ele é um picareta”, acrescentou Kataguiri ao jornal.
Leia mais: “Direita e centro não têm dono”, diz Ronaldo Caiado
Marçal a caminho do União Brasil?
Embora uma ala do União Brasil seja contra, o empresário Pablo Marçal afirmou a seus aliados que sua entrada na legenda já está decidida. A informação foi confirmada por O Antagonista.
De acordo com ele, que disputou a prefeitura de São Paulo em 2024, o alcance nacional do União seria a base para consolidar sua estratégia de concorrer à Presidência em 2026. Atualmente, a sigla, que se declara direita, é a segundo maior dentro desse espectro na Câmara dos Deputados, ficando atrás apenas do Partido Liberal (PL).
As negociações entre Marçal e o União Brasil vêm ocorrendo desde abril. Um dos pontos fracos da candidatura do empresário em 2024 foi sua ligação com o PRTB, partido com escassos recursos, nenhum tempo de televisão e lideranças acusadas de ligação com o PCC (Primeiro Comando da Capital).
Leia também: 2026 já começou
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)