Crusoé: Foto do G20 sem Biden é suquinho da diplomacia lulista
Na imagem oficial, líderes autoritários ganham protagonismo e presidentes democráticos europeus funcionam só como pano de fundo
A foto oficial do encontro do G20 no Rio de Janeiro é o mais puro suquinho da diplomacia lulista.
A imagem não contou com a presença do presidente Joe Biden, da primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e do primeiro-ministro canadense Justin Trudeau.
A foto, então, terá de ser refeita nesta terça, 19.
Antiamericanismo travestido de multilateralismo
A incompetência dos funcionários do Itamaraty em conferir se todos estavam presentes para a foto oficial mereceria a criação de prêmio internacional sobre como passar vergonha.
Ainda mais quando um dos três ausentes era justamente o presidente do país mais poderoso do mundo, os Estados Unidos.
Tudo bem que Biden é um presidente em fim de mandato e não apita mais nada, mas até Donald Trump entrar na Casa Branca, em 20 de janeiro, é o democrata quem comanda o país.
Considerando o histórico da diplomacia imposta por Lula e Celso Amorim, pode-se considerar a foto como a cristalização da doutrina do multilateralismo, que nada mais é do que um subterfúgio para um antiamericanismo ultrapassado.
De mãos dadas com os líderes autoritários
Lula colocou na primeira fileira os líderes que mais lhe apetecem.
Alegre, o presidente segura as mãos de dois chefes de governo de países que ainda são democracias, mas que estão em uma perigosa trilha autoritária: o indiano Narendra Modi e o sul-africano Cyril Ramaphosa.
O primeiro é um nacionalista hindu que compra petróleo da Rússia e oprime minorias, como cristãos e muçulmanos. O segundo é acusado de receber dinheiro do Irã para apresentar denúncias contra Israel na Corte Internacional de Justiça da ONU.
Ao lado deles, também em destaque na primeira fileira, estão o presidente turco Recep Tayyp Erdogan e o ditador chinês Xi Jinping.
Fecha-se, assim, o grupinho do “Sul Global“, que Lula tanto venera…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)