Com bastidores quentes, OAB-MG escolhe novo presidente
Durante os últimos dias, as duas principais chapas trocaram acusações públicas de lado a lado em redes sociais e grupos de WhatsApp
Ocorrerá no domingo, 17, a eleição que definirá o novo presidente e a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), em meio a uma acirrada e nem sempre muito cordata disputa eleitoral.
Apoiado pelo atual presidente da Ordem, Sérgio Leonardo, o candidato Gustavo Chalfun, que presidiu com sucesso a todo-poderosa CAA (Caixa de Assistência dos Advogados), lidera com folga a corrida pela presidência da entidade, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ver e publicada ontem, quinta-feira, 14, pelo portal O Fator, parceiro de O Antagonista em Minas Gerais.
Chalfun, de acordo com o levantamento, tem 49,8% das intenções de voto, e o candidato mais próximo, Raimundo Cândido Neto, aparece com 13,5%, seguido por Adriano Cardoso, com 3,7%. A pesquisa registrou ainda 31,4% de indecisos. Considerando apenas os votos válidos, Gustavo Chalfun alcança 74,4%, contra 20,1% de Raimundo Cândido Neto e 5,5% de Adriano Cardoso. O estudo, que ouviu 602 advogados mineiros, tem margem de erro de 4 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Bastidores agitados
Durante os últimos dias, as duas principais chapas trocaram acusações públicas de lado a lado, sobretudo em redes sociais e grupos de WhatsApp de advogados influentes em todo o estado.
Chalfun, inclusive, obteve recentemente uma liminar na Comissão Eleitoral, que impedia a publicação de “notícias falsas” (segundo sua chapa) divulgadas por apoiadores de Neto. Ontem, quinta-feira, 14, uma decisão de “tutela cautelar em caráter antecedente”, da 5ª Vara Federal Cível de Belo Horizonte, suspendeu provisoriamente a liminar.
Em outubro, Chalfun já havia conseguido uma outra decisão favorável, também contra a chapa “OAB pra Você”, encabeçada por Cândido Neto, proferida pela Comissão Eleitoral, determinando a remoção das publicidades em redes sociais de uma pesquisa eleitoral não registrada oficialmente pelo candidato, que é sobrinho de um importante ex-presidente da Casa, Raimundo Cândido Júnior.
Domingo de decisão
Dentre realizações à frente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, Gustavo Chalfun destaca o serviço de telemedicina gratuito, oferecido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, e os programas “Meu Primeiro Site” e “Meu Primeiro Certificado”, que auxiliam novos advogados a se estabelecerem no mercado de trabalho.
Já Raimundo Cândido Neto representa a terceira geração de uma família com grande prestígio na advocacia mineira – não à toa seus familiares terem ocupado a presidência da Instituição em outras seis ocasiões.
A votação de domingo ocorrerá de forma online. Além da presidência, serão eleitos diretores seccionais, conselheiros seccionais, conselheiros federais, diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-MG), diretoria das subseções e conselheiros subseccionais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)