Silveira entregou o próprio destino nas mãos de Lula?
Mais petista que os petistas, o ministro pode deixar de concorrer a um cargo em Minas Gerais para se dedicar à reeleição do chefe do Palácio do Planalto
Mais petista que os petistas, como apontou Crusoé em abril, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), aproximou-se do presidente Lula (PT) a ponto de confiar a ele a definição sobre seu futuro político, publicou a Folha de S.Paulo.
Segundo o jornal, os planos do ministro para 2026 ainda são incertos e não há clareza se ele irá se dedicar a uma eventual campanha à reeleição de Lula ou se disputará as eleições em Minas Gerais.
Por enquanto, Alexandre Silveira está empenhado em colocar nomes de sua confiança em autarquias, como a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis).
Silveira sabe como agradar Lula
O petista gosta do jeito combativo do ministro de Minas e Energia.
Ciente disso, Alexandre Silveira fez chegar ao chefe do Palácio do Planalto suas críticas ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e ao ex-presidente da Petrobras Jean Paul Prates (PT).
Ele também ganhou pontos, diz o jornal, batendo-boca publicamente com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que foi apoiado por Jair Bolsonaro (PL) na eleição municipal, durante o apagão que afetou parte da região metropolitana da capital paulista em outubro.
Lembrado por sempre levar a carne aos churrascos de Lula no Palácio da Alvorada ou na Granja do Torto, Silveira aderiu a um dos polos de força no governo, aliando-se ao ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).
Silveira é ainda um defensor da prospecção de petróleo na margem equatorial, entrando em uma disputa direta com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede).
Nome forte do PSD
Secretário-geral do PSD, Alexandre Silveira deve tentar manter o partido aliado a Lula em 2026.
O presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, é, no entanto, secretário e aliado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicados), um dos cotados para disputar o cargo.
O partido saiu fortalecido nas eleições municipais ao conquistar 887 prefeituras.
Leia também: 2026 já começou
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)