Sem Europa, Haddad sinaliza corte de gastos para esta semana
Ministro da Fazenda cancelou viagem à Europa para lidar com pressões internas após disparada do dólar
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sinalizou nesta segunda-feira, 4, que o governo Lula vai anunciar nesta semana o pacote de medidas de corte de gastos. Haddad cancelou viagem à Europa, atendendo ao pedido de Lula, de acordo com a versão oficial, e decidiu “se dedicar a temas domésticos”, conforme nota divulgada pelo Ministério da Fazenda.
“Minha ida [à Europa] estava dependendo dessa definição, se esta semana ou semana que vem seriam feitos os anúncios. Como o presidente [Lula] pediu para eu ficar e como as coisas estão muito adiantadas do ponto de vista técnico, acredito que estejamos prontos esta semana para anunciar [o pacote]”, disse Haddad.
A declaração veio após uma reunião no Palácio do Planalto com Lula e os ministros da Casa Civil, Rui Costa, das Relações Exteriores, Mauro Vieira e da Secretaria Geral, Márcio Macêdo.
Dólar
Com o mercado financeiro em alerta, especialmente após o dólar disparar para R$ 5,869 na última sexta-feira,1, o governo se viu pressionado a agir rapidamente.
Em resposta, Lula decidiu intensificar o ritmo das discussões com sua equipe, e passou o final de semana em Brasília reunido com técnicos para examinar os detalhes do ajuste fiscal, segundo Haddad. A proposta, que vinha sendo planejada há semanas, foi apresentada ao presidente em caráter definitivo na semana passada, no Palácio da Alvorada, e parece, enfim, pronta para ser anunciada.
Haddad reforçou que o governo está ‘na reta final’ da elaboração e que o presidente está diretamente envolvido no fechamento dos últimos pontos do pacote, buscando trazer uma resposta à instabilidade do mercado e assegurar confiança nos rumos da política econômica.
“Arrumar a casa”
Como mostramos, deputados de oposição criticaram a viagem que Haddad faria para a Europa. O vice-líder da oposição na Câmara, Marcel Van Hattem, afirmou que, antes de viajar para “vender” o Brasil lá fora, Haddad deveria “arrumar a casa”.
“O governo, infelizmente, está cumprindo a cartilha do PT: gasto sem responsabilidade e desrespeito com qualquer tipo de trava. Não cumprem nem o próprio arcabouço fiscal que criaram, muito mais frágil do que o teto de gastos anteriormente vigente”, disse à CNN Brasil. “Haddad vai ao exterior vender o quê, para quem? Precisa arrumar a casa primeiro, mas a viagem talvez demonstre justamente isso: que aquilo que deveria ser prioridade não será feito.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)