Ataque do Hezbollah atinge centro de Israel e deixa feridos
Foguete atingiu residência em Tira, cidade de maioria árabe perto da fronteira com a Cisjordânia
Um ataque do Hezbollah com foguetes deixou ao menos 11 pessoas feridas na madrugada deste sábado, 2, na cidade de Tira, no centro de Israel. Em resposta, os militares israelenses intensificaram suas ações contra o grupo terrorista libanês.
Segundo o serviço de emergência Magen David Adom, as vítimas em Tira foram atingidas por estilhaços e cacos de vidro após um dos três foguetes disparados atingir diretamente uma residência.
“Aqui está o resultado de um ataque direto do Hezbollah contra a cidade árabe-israelense de Tira, ferindo 19 civis”, escreveu o Ministério das Relações Exteriores de Israel no X.
Junto com a mensagem, a pasta publicou imagens de uma explosão e de um prédio parcialmente destruído no meio da noite.
Três foguetes foram lançados no ataque, o que fez disparar sirenes no centro de Israel. Segundo os militares israelenses, os outros dois foguetes foram interceptados pela defesa aérea.
Tira é uma pequena cidade de maioria árabe, perto da fronteira com a Cisjordânia.
O novo líder do Hezbollah
O Hezbollah anunciou na terça-feira, 29, que o xeique Naim Qassem assumiu oficialmente o cargo de secretário-geral do grupo terrorista, após a morte do ex-líder Hassan Nasrallah em um ataque israelense no final de setembro, em Beirute.
Aos 71 anos, Qassem ocupava desde 1991 o posto de vice-líder e era uma das figuras mais influentes do Hezbollah, atuando como porta-voz e estrategista para assuntos de política regional.
Relatos indicam que, após a morte de Nasrallah em um bombardeio da Força de Defesa de Israel a um quartel-general do Hezbollah, Qassem deixou o Líbano e foi para o Irã em 5 de outubro, temendo ser o próximo alvo israelense. A viagem foi feita a bordo de um voo oficial do ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi. Desde então, Qassem estaria residindo em Teerã, o que reforça o alinhamento estreito entre o Hezbollah e o governo iraniano, principal aliado do grupo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
José Alfredo Lion
02.11.2024 10:30Como se os braços longos e fortes de Israel não alcançassem lá.