“ChatGPT Search”: OpenAI lança seu próprio mecanismo de busca
Com a busca ChatGPT, a OpenAI está caçando diretamente nas terras do Google, mas também de sua parceira Microsoft, que controla 49% do capital da start-up
A OpenAI anunciou quinta-feira, 31 de outubro, o lançamento de um motor de busca na Internet, uma extensão da sua interface generativa de inteligência artificial (IA) ChatGPT, funcionalidade que se apresenta como concorrente do Google, referência na área.
A pesquisa ChatGPT, que será integrada ao ChatGPT, permite que o software não se satisfaça mais com uma quantidade finita de dados acumulados em um banco de dados, como acontecia até agora. A interface agora conta com a possibilidade de desenhar elementos online para responder às solicitações.
“Você pode obter respostas rápidas e relevantes com links para fontes relevantes da Internet, o que anteriormente exigiria o uso de um mecanismo de busca”, disse a OpenAI em comunicado. OpenAI também permite ao usuário pesquisar diretamente na internet sem depender da interface ChatGPT.
A pesquisa ChatGPT agora está disponível para assinantes pagantes dos planos ChatGPT Plus e ChatGPT Team. OpenAI afirma que o mecanismo de busca estará disponível gratuitamente nos próximos meses.
Como parte desta evolução, a OpenAI firmou parcerias com editores e fornecedores de dados “para adicionar informações atualizadas” e oferecer uma apresentação específica para determinadas categorias, como clima ou resultados esportivos.
Com a busca ChatGPT, a OpenAI está caçando diretamente nas terras do Google, mas também de sua parceira Microsoft, que controla 49% do capital da start-up. O anúncio da OpenAI fez com que o preço das ações da Alphabet, controladora do Google, caísse.
O modelo da OpenAI é atualmente baseado em assinaturas, enquanto o do Google é quase inteiramente baseado em publicidade. Questionado pela AFP, um porta-voz da Open AI indicou que, tal como está, “não há planos” para a chegada de publicidade neste novo motor de busca.
O Google lançou um novo recurso de IA em seu mecanismo de busca na primavera, AI Overviews, que, como a pesquisa ChatGPT, permite obter uma resposta desenvolvida para uma pergunta feita na linguagem cotidiana. A Microsoft também adicionou IA ao seu mecanismo de busca Bing.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)