Padilha minimiza desempenho do PT, mas admite que partido precisa de avaliação
O Partido dos Trabalhadores teve desempenho tímido nas eleições municipais de 2024. Mas foi salvo de um vexame com eleição em Fortaleza
O ministro das Relações Institucionais do governo Lula, Alexandre Padilha, destacou, nesta segunda-feira,28, a necessidade de uma ‘avaliação profunda’ por parte do Partido dos Trabalhadores (PT) sobre os resultados das eleições municipais deste ano. Após encontro com Lula no Palácio da Alvorada, Padilha mencionou também as derrotas de candidatos associados ao bolsonarismo por candidatos apoiados pelo presidente Lula.
“Como filiado ao PT e deputado federal pela legenda, estou convencido de que o PT precisa de uma análise aprofundada dos resultados das eleições municipais. Esse desempenho não tem relação direta com o cenário presidencial; nunca teve”, destacou.
E completou:
“Também trouxe o dado para o presidente [Lula] de que nenhum ex-ministro de Bolsonaro foi eleito nessas eleições. Em 2022, Bolsonaro comemorava que dez ex-ministros seus tinham sido eleitos para deputado federal, Senado, parlamenteares. Agora nenhum dos seus ex-ministros foram eleitos. Foram derrotados por lideranças que apoiaram o presidente Lula no ano passado, derrotas muito simbólicas. Verdadeiros ícones da ‘extrema-direita’ foram derrotados nesse segundo turno por lideranças que apoiaram o presidente Lula”, destacou.
Padilha citou o nome de bolsonaristas derrotados nessas eleições, como Eder Mauro, Jk do Povão, Carlos Jordy (PL-RJ) e André Fernandes (PL-CE). Até mesmo a derrota do candidato bolsonarista em Goiânia, Fred Rodrigues, foi motivo para ‘comemoração’ no discurso do membro do alto escalão lulista. “Além de outros exemplos, nós tivemos nomes derrotados dentro do bolsonarismo, na direita, entre lideranças que apoiaram o Bolsonaro no segundo turno, como o caso de Goiânia, na disputa interna entre eles [direita].[…] Essa é a segunda marca importante desse processo eleitoral”.
Resultado na capitais
O Partido dos Trabalhadores (PT) teve desempenho tímido nas eleições municipais de 2024. Mas foi salvo de um vexame com a eleição de Evandro Leitão na capital do Ceará, Fortaleza. O partido enfrenta uma série histórica de resultados negativos nas disputas pelo comando das capitais do país, desde que teve a ‘reputação’ abalada pelos escândalos expostos pela Operação Lava Jato. Repetindo o resultado de outros anos no quesito ‘eleições municipais’, em 2024 o presidente Lula não se mostrou um bom cabo eleitoral.
Das quatro capitais onde disputou o segundo turno em 2024- Fortaleza, Porto Alegre, Natal e Cuiabá– apenas a capital cearense registrou resultado vitorioso para o partido do presidente Lula.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)