“Bucha de canhão”: norte-coreanos enviados à Ucrânia são jovens recrutas
De acordo com relatórios da inteligência, cerca de 10 mil soldados norte-coreanos poderiam ser destacados para a Rússia; não é a elite do exército da Coreia do Norte
De acordo com a Otan, o ditador russo, Vladimir Putin, depende agora do apoio estrangeiro para continuar a sua guerra de agressão contra a Ucrânia. “Mais de 600 mil soldados russos foram mortos ou feridos na guerra de Putin, e ele é incapaz de sustentar o seu ataque à Ucrânia sem apoio estrangeiro“, disse o secretário-geral Mark Rutte em Bruxelas, após discussões sobre um possível destacamento de combate de soldados norte-coreanos na Ucrânia.
Leia também: EUA declaram tropas norte-coreanas na Ucrânia “alvos legítimos”
Rutte disse que poderia confirmar que tropas norte-coreanas foram enviadas para a Rússia e que unidades militares norte-coreanas foram estacionadas na região russa de Kursk, após representantes da Otan terem sido informados por uma delegação sul-coreana.
O envio de tropas norte-coreanas significa uma escalada significativa da guerra russa contra a Ucrânia. “O aprofundamento da cooperação militar entre a Rússia e a Coreia do Norte é uma ameaça tanto para a segurança do Indo-Pacífico como da Euro-Atlântica”, disse Rutte. A Otan está acompanhando de perto a situação.
Tropas norte-coreanas chegaram ao front
As primeiras tropas norte-coreanas podem já ter alcançado a linha da frente na região de Kursk.
Como relata a revista norte-americana Forbes, citando mensagens de rádio interceptadas dos militares russos, a Rússia está transferindo secretamente soldados norte-coreanos para a região de Kursk, na Rússia.
O “Wall Street Journal” dos EUA também já havia noticiado sobre isso. A Ucrânia ocupa partes da região de Kursk desde o verão. As conversas interceptadas sugerem que milhares de soldados norte-coreanos estão a caminho. De acordo com relatórios da inteligência e da mídia, cerca de 10 mil soldados norte-coreanos poderiam ser destacados para a Rússia.
Como escreve o Wall Street Journal, citando imagens de vídeo e fontes de inteligência, os soldados norte-coreanos não são a elite do exército norte-coreano, mas jovens recrutas sem muita experiência militar.
Os soldados são comparativamente pequenos e magros, o que se deve à má situação de abastecimento na Coreia do Norte. O ministro da Defesa da Coreia do Sul descreveu-os recentemente como “bucha de canhão”.
Rússia captura outra aldeia no leste da Ucrânia
Segundo informações de Moscou, o exército russo capturou outra aldeia no leste da Ucrânia. Soldados russos tomaram a cidade de Zukuryne, ao sul da cidade de Pokrovsk, disse o Ministério da Defesa na segunda-feira, 28 de outubro.
As tropas russas avançam há meses na região de Donetsk, no leste da Ucrânia. Face ao avanço russo, milhares de residentes já fugiram da antiga cidade mineira de Pokrovsk.
Leia mais: “O que fazemos é problema nosso”, diz Putin sobre tropas norte-coreanas
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)