Fuad Noman é reeleito prefeito de Belo Horizonte
Prefeito de Belo Horizonte venceu em uma disputa considerada morna em boa parte do segundo turno
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), foi reeleito neste domingo em uma disputa contra o deputado apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Bruno Engler (PL).
Com 96,07% das urnas apuradas, Noman tem 53,7% dos votos válidos contra 46,3% de Engler.
Bruno, que terminou a primeira metade das eleições municipais liderando a disputa, com mais de 100 mil votos à frente de Fuad Noman (PSD), viu sua dianteira ser pulverizada logo na largada da segunda metade, pela transferência majoritária dos votos de esquerda e centro-esquerda em direção ao atual prefeito de Belo Horizonte.
Exploração de livro de Fuad Noman marca final de campanha
A reta final da campanha em Belo Horizonte foi marcada pelo uso, pela campanha de Engler, de trechos do livro de ficção “Cobiça”, de autoria de Noman e escrito em 2020, para atacar o prefeito. O romance tem um trecho que narra um abuso que um personagem sofreu quando criança. A campanha de Engler afirma que esse trecho seria um estímulo à pedofilia, quando a obra tem conotação totalmente contrária disso.
A campanha de Fuad, no entanto, respondeu usando falas de Jair Bolsonaro que atacam diretamente as mulheres. Uma delas foi a afirmação de Bolsonaro a Maria do Rosário, segundo a qual a deputada – e hoje candidata à prefeitura de Porto Alegre – não merecia se estuprada porque era “muito feia”. A outra fala diz respeito à “fraquejada” de Bolsonaro que, segundo o ex-presidente, resultou no nascimento de sua filha mais nova, Laura.
A exploração de trechos do livro erótico também foi feita por Engler no debate da TV Globo, realizado na sexta-feira último. O prefeito rebateu afirmando que o parlamentar não tinha experiência para administrar uma cidade como Belo Horizonte.
Após incertezas, “velhinho do suspensório” poderá ter vida própria
Ninguém na cidade apontava um vencedor, ainda que Fuad fosse o favorito por conta dos números médios das últimas pesquisas. A reeleição do prefeito, portanto, não foi nenhuma surpresa, e o resultado apertado mostrou que a incerteza geral era justificada. Em uma votação apertada, o “velhinho de suspensório” terá mais quatro anos para mostrar para os belo-horizontinos que, como disse durante a campanha, gosta de “prefeitar”.
Fuad Jorge Noman Filho, natural de Belo Horizonte (MG), tem 77 anos. É escritor e economista. É o atual prefeito de Belo Horizonte. Foi secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República. Foi secretário de Fazenda de Minas Gerais, secretário estadual de Transporte e Obras Públicas e presidente da Gasmig.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)