Após 170 dias, chuva volta a cair em Belo Horizonte
Notícias sobre o alívio da estiagem em Minas Gerais com a chegada de chuvas significativas que aliviam a seca, beneficiam o meio ambiente e impactam o clima
Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, enfim respira aliviada com a volta das chuvas, encerrando uma seca severa de 170 dias. As recentes precipitações são um alívio tanto para os moradores quanto para o meio ambiente local.
Chuva em Volume Considerável
No último dia 10 de outubro, Belo Horizonte foi atingida por uma forte chuva que se espalhou por várias áreas da cidade. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 77 mm de chuva em poucas horas em alguns pontos, enquanto a média histórica de outubro é de 110 mm. Na estação de Ibirité/Rola Moça, impressionantes 113 mm caíram em apenas cinco horas.
Expectativa de Mais Chuvas
As condições indicam que o clima úmido persistirá em Minas nos próximos dias, com possibilidades de chuvas dispersas por todo o estado. Temporais podem ocorrer no Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, enquanto a Grande Belo Horizonte, Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Noroeste mineiro devem ver chuvas de moderadas a intensas.
Influência da Frente Fria
Uma frente fria se aproxima pelo Sudeste, atingindo o Espírito Santo e favorecendo mais formação de nuvens sobre Minas Gerais. Espera-se que o Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha e o Noroeste mineiro recebam chuvas volumosas neste fim de semana.
Vantagens Climáticas e Ambientais
Além de reidratar o solo, as chuvas ajudam a controlar incêndios e limpar o ar poluído pela seca. As altas temperaturas, recentemente próximas dos 42°C em algumas localidades, como o Triângulo Mineiro e São Romão, devem diminuir com a umidade presente.
Com o retorno das chuvas, espera-se uma significativa melhoria nas condições em Minas Gerais, oferecendo um alívio bem-vindo para a população e auxiliando na tão necessária recuperação ambiental.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)