Crusoé: Centro Carter apresenta à OEA atas que comprovam a derrota de Maduro
"[Os dados] mostram que Edmundo González obteve mais de 67% dos votos e Nicolás Maduro obteve 31%", disse a representante do instituto, Jennie Lincoln
O Centro Carter, um dos mais respeitados institutos de monitoramento de eleições, apresentou na quarta-feira, 2, ao Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, nos Estados Unidos, as “atas originais” da votação de 28 de julho na Venezuela, que “demonstram” a vitória do candidato da oposição Edmundo González Urrutia sobre o ditador Nicolás Maduro.
“Acabei de receber o que foi enviado por correio internacional e gostaria de compartilhar isso com vocês para que possam ver que se trata de atas originais da Venezuela, que possuem um código QR muito significativo”, disse Jennie Lincoln, chefe da missão eleitoral do instituto que acompanhou in loco a fraude eleitoral montada pela ditadura venezuelana.
Este código “permitiu que testemunhas, observadores eleitorais de milhares e milhares de centros de votação compilassem sistematicamente informações a partir de dados originais produzidos pelo CNE [Conselho Nacional Eleitoral]”, acrescentou. “Este é o ponto-chave desta eleição”.
“[Os dados] mostram que Edmundo González obteve mais de 67% dos votos e Nicolás Maduro obteve 31%”, corroborando com o que a oposição venezuelana havia afirmado após o pleito.
Segundo a representante do Centro Carter, o governo de Nicolás Maduro, o CNE e os militares venezuelanos estão cientes do verdadeiro resultado da eleição presidencial porque o sistema de votação eletrônica “funcionou”.
Na sessão, o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, afirmou que o processo eleitoral venezuelano foi desde o início “uma série das piores coisas que podem ser cometidas”.
“Como era de se esperar, não foi nem livre, nem justo, nem transparente. Como era de se esperar, foi feito em violação aos acordos assinados”, acrescentou, referindo-se aos acordos de Barbados, nos quais Maduro se comprometeu a permitir a participação de todos os candidatos.
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)