Mitsubishi Pajero TR4, o companheiro ideal para aventura e uso urbano
Review completo do Mitsubishi Pajero TR4 com análise detalhada, pontos a verificar e preços.
Seu sonho é ter um jipe que reúna as características de um bom off-road, como durabilidade, resistência e desempenho na terra, só com o objetivo de curtir uma trilha no fim de semana. No entanto, você não pode se dar ao luxo de ter um veículo para brincar na lama e outro mais confortável e equipado para o dia a dia da cidade.
Nesse caso, o Mitsubishi Pajero TR4 merece conhecer sua garagem. Compacto e com a comodidade das quatro portas, ele traz a praticidade para o uso urbano. Porém, oferece limitações como a falta de espaço interno (ainda mais no banco traseiro), o acabamento espartano e o alto consumo.
O Pajero TR4 é econômico?
A boa notícia é que ele dá pouca manutenção e suas peças não são tão caras quanto a média de um 4×4, graças ao fato de ter sido fabricado no Brasil por 12 anos sem grandes mudanças. Mas atenção: faça antes uma cotação, pois o seguro pode pesar dependendo do perfil, como ocorre com a maioria dos SUVs utilizados no fora-de-estrada.
Principais atualizações do Mitsubishi Pajero TR4
Produzido em Catalão (GO), o TR4 foi lançado em 2002, substituindo o irmão gêmeo Pajero iO, importado do Japão. Continuou em linha até 2015, e sua aposentadoria causou grande comoção entre os adeptos do off-road – principalmente aqueles que participam dos populares ralis de regularidade organizados pela Mitsubishi no país.
Quais são as configurações disponíveis no Pajero TR4?
Para falar sobre as opções de usados e seminovos, vamos nos concentrar nos modelos feitos a partir da linha 2009/2010, quando o TR4 sofreu sua maior atualização (ainda que superficial). Além de um facelift que padronizou a linguagem de estilo da marca, o motor 2.0 de quatro cilindros flex teve a taxa de compressão aumentada, gerando um aumento de potência de 133/131 cv para 140/135 cv. Já o torque subiu de 19/18 kgfm para 22/20 kgfm.
- GLS (com câmbio manual, sem freios ABS nem airbag para o passageiro)
- MT (manual com ABS e airbags)
- AT (automático com ABS e airbags)
Todas vinham com ar-condicionado, direção hidráulica, sistema de som e trio elétrico. Em 2012, foi lançada uma versão 4×2 restrita ao uso urbano. Os concorrentes são poucos e de nicho: o Suzuki Jimny, ainda mais apertado (mas igualmente valente) e a geração anterior do Chevrolet Tracker/Suzuki Gran Vitara (com tração 4×4, mas vocação mais urbana).
Mitsubishi Pajero TR4: Desempenho e durabilidade
Nascido para o off-road, o TR4 também vai bem no asfalto, principalmente o esburacado. O TR4 possui o que a Mitsubishi chama de “chassi integrado ao monobloco”. É um recurso presente no Pajero Full que tenta reunir o melhor dos mundos: o tradicional chassi, com longarinas separadas da carroceria, e o monobloco, no qual toda a estrutura forma uma peça única. Na prática, ele não toma conhecimento de buracos e valetas, e oferece segurança adequada em estradas.
Problemas comuns no TR4
- Tampa traseira: Fique atento a amassados leves na tampa traseira, provocados por pequenas colisões no estepe. Se a batida for muito feia, uma tampa nova pode ultrapassar os R$ 4.000.
- Escapamento: Não é difícil ele apresentar oxidação, mesmo quando o carro ainda é novo, podendo até estar furado.
- Vedação: Verifique vestígios de lama em áreas de difícil acesso de portas e porta-malas. Muitos carros têm problema de vedação nas guarnições de borracha.
- Barra estabilizadora: Possíveis ruídos indicam desgaste ou folga nas buchas da barra estabilizadora.
- Eixo/suspensão: Verifique se há estalos durante o test-drive em ruas de paralelepípedo ou piso irregular, que podem ser de batentes dos amortecedores trincados.
Preços médios do Pajero TR4 usado
- TR4 GLS 2.0 4×4: R$ 49.316 (2010), R$ 50.220 (2011), R$ 53.445 (2012)
- TR4 MT 2.0 4×4: R$ 47.550 (2011), R$ 50.595 (2012), R$ 59.673 (2013)
- TR4 AT 2.0 4×4: R$ 53.220 (2010), R$ 55.964 (2011), R$ 62.972 (2013)
- TR4 AT 2.0 4×2: R$ 56.812 (2012), R$ 58.810 (2013), R$ 68.605 (2014)
- TR4 O’Neil AT 2.0 4×4: R$ 76.986 (2015)
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