Em Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo vai para o segundo turno com Maria do Rosário
A terceira colocada na disputa foi Juliana Brizola, neta do ex-governador Leonel Brizola
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), vai disputar o segundo turno contra a deputada federal Maria do Rosário (PT). Segundo dados parciais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul, o emedebista tem 49,72% dos votos válidos contra 26,27% da candidata petista.
A terceira colocada na disputa foi Juliana Brizola, neta do ex-governador Leonel Brizola. O candidato do Novo à prefeitura da capital do Rio Grande do Sul, Felipe Camozzato, ficou na quarta colocação. As eleições também contaram com Fabiana Sanguiné (PSTU), Carlos Alan (PRTB), Luciano do MLB (UP) e Cesar Pontes (PCO).
Como foi a disputa pela prefeitura de Porto Alegre?
Ao contrário do que ocorreu nas principais capitais brasileiras, a questão climática deu a tônica da campanha eleitoral na capital do Rio Grande do Sul e nos debates televisivos. O prefeito Sebastião Melo foi duramente criticado pelas falhas nas bombas d’água responsáveis pela drenagem da água do lago Guaíba. Apesar disso, ele conseguiu crescer substancialmente na reta final da campanha eleitoral.
Durante os programas, os candidatos lembraram a maior tragédia climática da história de Porto Alegre. Neste ano, cinco pessoas morreram, 14,2 mil ficaram desabrigadas e 160 mil foram atingidas direta ou indiretamente em virtude da elevação do lago Guaíba, que chegou a 5,33 metros. Essa foi a maior cheia desde 1941, quando o Guaíba chegou a 4,76 metros naquele ano.
“Caro mesmo é não ter prevenção. Quando não tem prevenção, se perde tudo. Vidas, estrutura… tudo”, afirmou a deputada federal Maria do Rosário em debate realizado na segunda semana de setembro.
Leia nossas análises sobre as eleições 2024:
Os 7 piores debates políticos da TV brasileira
Nunes se curva ao pior do bolsonarismo
De tigrão a tchutchuca, a trajetória de Marçal após a cadeirada
O maior desafio de Pablo Marçal no final do primeiro turno
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)