Um aeródromo para Rui Costa na Bahia?
O governo do estado gastou 3,9 milhões de reais para recuperar o aeródromo de Ipiaú, cidade onde o ministro de Lula adquiriu uma fazenda
O governo da Bahia gastou 3,9 milhões de reais para recuperar o aeródromo de Ipiaú, cidade localizada a 360 quilômetros de Salvador, onde ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), adquiriu uma fazenda entre o final de 2022 e o início de 2023, registrou o Uol.
A obra foi iniciada em 2022, último ano de Rui Costa como governador, e concluída em junho de 2023, já sob a gestão de seu sucessor, Jerônimo Rodrigues (PT).
Ao entregar a obra, Jerônimo Rodrigues disse que a estrutura seria importante para transportar quem estivesse interessado em “fazer turismo” ou “negócios”. Segundo o portal, a obra atende a fazendeiros e empresas de mineração da região.
O que mudou no aeródromo de Ipiaú?
A Secretaria de Infraestrutura do governo da Bahia afirmou, em nota, que as ações realizadas foram “a recuperação da pista de pouso e decolagem, da cerca patrimonial, do portão de acesso e do acesso ao local, regularização da faixa de pista, instalação de nova biruta e melhoria da sinalização horizontal e vertical”.
Ainda segundo a pasta, responsável pela reforma, “as obras têm o objetivo de promover mais conforto e segurança às operações aéreas na região”.
“Com nove meses de duração, a obra foi iniciada em setembro de 2022 e concluída em junho de 2023. Antes de ser requalificado, o equipamento administrado pelo Governo da Bahia, através da Seinfra, já estava em operação recebendo aeronaves da aviação geral, como táxi aéreos, UTIs Aéreas e de transportes de valor e medicamento”, acrescentou.
A fazenda de Rui Costa
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, adquiriu, entre o final de 2022 e o início de 2023, uma propriedade rural na divisa entre os municípios de Ipiaú e Itagibá, no interior da Bahia, região contemplada em junho com 42 milhões de reais do PAC, programa do governo federal coordenado por ele.
A transação não foi registrada em cartório, nem houve o pagamento do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), e o terreno pertence formalmente a Mendonça Agropecuária, empresa da prefeita de Ipiaú, Maria Mendonça (PP), aliada próxima do ministro de Lula.
Funcionários da fazenda e o prefeito de Itagibá, Marquinhos Barreto (PCdoB), aliado do ministro, confirmaram que a fazenda pertence a Rui Costa.
“Ele é munícipe hoje, temos que tratar bem. Já visitei ele na fazenda“, afirmou Barreto. “Ele tá com uma vontade doida de produzir, plantar as coisas dele. Chega dia de domingo ele tá lá com a bota dele, tirando mato. A gente torce pra que dê certo e ele consiga produzir na área dele. Ele tá plantando lá umas mudas de cacau, tá fazendo as coisas dele lá.”
Leia mais: O “reizinho” do governo Lula e Fazenda na Bahia: basta Rui Costa fazer como Lula em Atibaia
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)