Musk já é democrata na Austrália, a quem acusa de fascismo

25.06.2026

logo-crusoe-new
O Antagonista

Musk já é democrata na Austrália, a quem acusa de fascismo

avatar
Ricardo Kertzman
3 minutos de leitura 13.09.2024 17:52 comentários
Análise

Musk já é democrata na Austrália, a quem acusa de fascismo

O governo da Austrália divulgou, nesta quinta-feira (12), a proposta de uma legislação que prevê multas bilionárias às gigantes da Internet

avatar
Ricardo Kertzman
3 minutos de leitura 13.09.2024 17:52 comentários 0
Musk já é democrata na Austrália, a quem acusa de fascismo
Reprodução

Tornou-se comum, no Brasil, brincar com o fuso horário australiano, dizendo que “qualquer coisa já é qualquer coisa na Austrália”, por causa das 11, 12 ou 13 horas, à frente, na terra dos cangurus em relação à terra das bananas. Em Sydney, cidade mais famosa do país, já é sábado e a garotada está na praia, “tomando uma morna” – a cerveja deles não é servida gelada. Que horror! Mas é boa pra caramba, diga-se. Mas sigamos.

Após romper com as leis locais e ser punido com o bloqueio de sua rede mundial, o X, no Brasil, e ter o dinheiro de uma outra empresa a si ligada, a Starlink, confiscado pela Justiça brasileira, para a satisfação de dívidas oriundas de multas aplicadas, o “médico e o monstro”, Elon Musk, bilionário, excêntrico, genial, amalucado, visionário, interesseiro, democrata, oportunista e sei lá mais quantos adjetivos positivos e negativos, agora mira seu canhão verborrágico contra o governo australiano, dizendo que um dos mais desenvolvidos países do mundo, com o 10º melhor IDH do planeta, é “fascista”.

Antes de prosseguir, uma observação: considero legítimas as multas impostas ao X; considero arbitrário, autoritário e desproporcional o bloqueio da empresa no país; considero ilegal o confisco de recursos da Starlink, pois – a meu ver e de muitos ótimos advogados – realizado sem a observância do devido processo legal; não considero Musk defensor de liberdade de expressão alguma, mas apenas um militante político e empresário interessado nos próprios negócios (empresário genial, aliás); e adoraria ver o fim dos superpoderes do ministro Alexandre de Morais, no âmbito deste inquérito interminável e a tudo possível (das fake news).

Democracia Muskniana

O governo da Austrália divulgou, nesta quinta-feira (12), a proposta de uma nova legislação que prevê multas bilionárias às gigantes da Internet – em até 5% de suas receitas globais – caso não regulem, ou permitam a regulação, de desinformação e disseminação de notícias falsas, na esteira de outras medidas de combate a discursos de ódio e utilização para cometimento de crimes diversos (pedofilia, assédio sexual, pornografia infantil, tráfico de armas e drogas etc.) em suas plataformas digitais. 

É sempre bom e oportuno lembrar, que a União Europeia e outros países desenvolvidos vêm caminhando, em conjunto, neste mesmo sentido. Outra observação: concordo, em parte, com algumas dessas propostas, mas receio – e muito! – uma escalada autoritária governamental, já que autocratas travestidos de democratas não faltam por aí. Por outro lado, deixar a coisa solta como está, não me parece igualmente a melhor solução.

Insatisfeito e intolerante – como de costume – com as leis de países que diferem das que defende, Elon Musk acusou uma das nações mais bem ranqueadas no conceito de “Democracia Plena” pela Economist, que adota como critérios para a avaliação o processo eleitoral, o funcionamento das instituições, a participação popular no debate político e, principalmente, as liberdades civis, daquilo que não é (fascista), provando, mais uma vez, que seus conceitos sobre democracia são bem próprios e meramente de ocasião.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

PSOL prova do próprio veneno

PSOL prova do próprio veneno
2

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru
3

Wagner encontrou uma testemunha de defesa

Wagner encontrou uma testemunha de defesa
4

O país do dane-se

O país do dane-se
5

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano
6

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia
7

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do ‘profexô’ Luxemburgo

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do ‘profexô’ Luxemburgo
8

Crusoé: Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra

Crusoé: Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra
9

Em 2022, Érika foi a novata mais privilegiada em disputa pela Câmara

Em 2022, Érika foi a novata mais privilegiada em disputa pela Câmara
10

Criador da campanha pelo fim da escala 6×1 faz críticas à cúpula do Psol

Criador da campanha pelo fim da escala 6×1 faz críticas à cúpula do Psol
1

Wagner encontrou uma testemunha de defesa

Wagner encontrou uma testemunha de defesa
2

Renan Santos diz que Flávio Bolsonaro é “inviável” e aposta no desgaste do bolsonarismo

Renan Santos diz que Flávio Bolsonaro é “inviável” e aposta no desgaste do bolsonarismo
3

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano
4

PSOL prova do próprio veneno

PSOL prova do próprio veneno
5

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do 'profexô' Luxemburgo

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do 'profexô' Luxemburgo
6

Momento exige do Judiciário "disposição sincera à autorreflexão", diz Fachin

Momento exige do Judiciário "disposição sincera à autorreflexão", diz Fachin
7

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia
8

Flávio Bolsonaro 'resgata' Neymar em vídeo de IA

Flávio Bolsonaro 'resgata' Neymar em vídeo de IA
9

Crusoé: Paris Filmes diz que não vai distribuir 'Dark Horse'

Crusoé: Paris Filmes diz que não vai distribuir 'Dark Horse'
10

"Ele me desrespeitou", diz Michelle sobre ligação de Flávio

"Ele me desrespeitou", diz Michelle sobre ligação de Flávio
1

Miguel Falabella diz que Sai de Baixo não existiria nos dias de hoje

Miguel Falabella diz que Sai de Baixo não existiria nos dias de hoje
2

Deborah Secco diz que foi traída por todos os seus ex-namorados

Deborah Secco diz que foi traída por todos os seus ex-namorados
3

Jim Carrey voltará a interpretar Grinch em novo filme

Jim Carrey voltará a interpretar Grinch em novo filme
4

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 25/06/2026

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 25/06/2026
5

Ex-estrela da BBC descobre câncer agressivo na próstata

Ex-estrela da BBC descobre câncer agressivo na próstata
6

Justiça obriga Record a pagar R$ 50 mil por ‘nova Escola Base’

Justiça obriga Record a pagar R$ 50 mil por ‘nova Escola Base’
7

Duplo terremoto na Venezuela foi um dos mais intensos dos últimos anos

Duplo terremoto na Venezuela foi um dos mais intensos dos últimos anos
8

Brasil vence a Escócia e se classifica para a próxima fase

Brasil vence a Escócia e se classifica para a próxima fase
9

Vídeo de Michelle divide opiniões entre bolsonaristas

Vídeo de Michelle divide opiniões entre bolsonaristas
10

Erika Hilton foi a candidata estreante com maior volume de recursos em 2022

Erika Hilton foi a candidata estreante com maior volume de recursos em 2022

Tags relacionadas

Austrália Elon Musk fascismo
< Notícia Anterior

Boninho sai da Globo após 40 anos

13.09.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Papo Antagonista: O rombo na esquerda e o racha na direita

13.09.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Ricardo Kertzman

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.