Honda Biz 125 2025 volta renovada e pronta para o mercado brasileiro
Destaque para o freio de mão e recursos de conectividade.
A Honda Biz 125 2025 chega ao Brasil trazendo uma série de novidades que prometem manter sua posição entre as motos mais queridas do país. Longe de ser apenas uma atualização de ano-modelo, a nova Biz 125 apresenta melhorias significativas tanto em sua mecânica quanto no design.
Disponível em duas versões — ES (Essential) e EX (Exclusive) —, a Biz 125 2025 abrange um público diversificado, desde iniciantes até motociclistas mais experientes. Mas o que realmente mudou neste lançamento? Vamos conferir em detalhes.
Qual a principal mudança na Honda Biz 125 2025?
Uma das alterações mais impactantes na Biz 125 2025 é a substituição do pedal de freio traseiro por um manete localizado no lado esquerdo do guidão. Essa mudança visa tornar a frenagem mais intuitiva e acessível, similar ao funcionamento das scooters, favorecendo a condução urbana.
O sistema de freio combinado CBS, que distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira, continua sendo um destaque. A versão ES mantém os freios a tambor, enquanto a EX conta com um disco de 220 mm na dianteira, proporcionando uma segurança adicional na frenagem.
Modificações estruturais na Biz 125 2025
O chassi da Honda Biz 125 2025 foi revisado e agora apresenta um quadro monobloco de aço com tubo de secção quadrada, o que aumenta a resistência e rigidez da moto. Ambas as versões mantêm um peso seco de 96 kg, mas a versão EX se destaca ao ser 4 kg mais leve do que a versão anterior de 2024.
Além disso, a EX é equipada com rodas de liga-leve e pneus sem câmara Michelin Pilot Street 2, ao contrário da ES, que vem com rodas raiadas e pneus com câmara.
Estética e funcionalidade: Novas cores e painel Moderno
A Honda Biz 125 2025 está disponível em novas cores que prometem agradar a todos os gostos. A versão ES vem em branco, preto e vermelho, enquanto a versão EX adiciona opções em vermelho, branco e azul com acabamento perolizado, dando um toque sofisticado à moto.
Painel Digital Atualizado
O painel de instrumentos sofreu uma modernização significativa. Ambas as versões contam com painéis digitais, mas o painel da versão EX, do tipo “blackout”, oferece uma experiência visual mais sofisticada. Estes painéis contêm informações como hodômetro parcial e total, velocímetro, nível de combustível, além de indicadores de consumo e marcha engatada.
Novidades em Conectividade
- Compartimento aberto para pequenos objetos na parte traseira do escudo frontal
- Entrada USB-C ao lado da ignição para recarga de dispositivos
- Espaço sob o assento redesenhado, com abertura simplificada girando a chave
Motor e desempenho da Honda Biz 125 2025
A Biz 125 2025 possui um motor atualizado de 123,9 cc, ligeiramente menor do que a versão anterior, porém ajustado para atender às novas exigências do Promot 5, que entra em vigor em 2025. Este motor entrega uma potência de 9,53 cavalos a 7.500 rpm, e um torque de 1,03 kgfm.
Essa configuração não apenas torna a moto mais eficiente, mas também atende às normativas ambientais mais rigorosas, sem perder a performance.
Eficiência de consumo e velocidade
Quando se trata de eficiência, a Biz 125 não decepciona. O motor Flex da versão EX e a versão a gasolina da ES oferecem uma velocidade máxima de até 97,3 km/h no modelo a gasolina, e 95,6 km/h no modelo a etanol. O consumo urbano médio chega a impressionantes 62,8 km/l, o que proporciona uma excelente autonomia de cerca de 314 km com um tanque cheio.
Sistema de Transmissão
- Câmbio semi-automático de 4 marchas
- Sistema de troca de marchas rotativa, permitindo passar diretamente para o neutro
- Uso de uma nova corrente 420, que reduz a perda de energia por atrito
Com essas atualizações e inovações, a Honda Biz 125 2025 continua a ser uma escolha favorita entre os motociclistas brasileiros, oferecendo uma combinação de praticidade, economia e desempenho que poucos modelos conseguem igualar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)