Sexta-feira 13: o número 13 dá azar?
Para não ofender os triscaidecafóbicos (fóbicos do número 13), o número é simplesmente proibido nos aviões da maioria das companhias aéreas. A razão? Eles temem que os passageiros se recusem a sentar na poltrona 13
Amuleto de sorte para alguns, fonte de infortúnio para outros, o número 13 concentra muitas superstições ao redor do mundo.
A sexta-feira 13 é ainda tão temida que alguns viajantes evitam voar nesse dia, provocando uma queda na procura e, consequentemente, no preço dos bilhetes. Uma lenda urbana tenaz, embora sem fundamento real.
Todos os anos determinados horários de determinados dias da semana são recomendados para encontrar bilhetes de avião a preços mais atrativos. E viajar na sexta-feira 13, dia de suposto azar (ou sorte, depende), seria até a dica definitiva para economizar dinheiro. O raciocínio? Com passageiros mais supersticiosos tentando evitar esta data, a demanda cairia e os preços dos voos permaneceriam próximos do piso.
Para não ofender os triskaïdecafóbicos (fóbicos do número 13), o número é simplesmente proibido nos aviões da maioria das companhias aéreas. A razão? Eles temem que os passageiros se recusem a sentar na poltrona 13. Na Europa, na Air France e na Ryanair, por exemplo, passa-se diretamente da 12ª para a 14ª.
Assim que chegar ao seu destino, o seu hotel pode não ter o quarto 13 ou o andar 13. Também os hoteleiros querem evitar que os clientes se recusem a ficar num quarto com este número (o que pode representar um problema se o hotel estiver cheio).
Na verdade, não se surpreenda se não encontrar o botão 13 em um elevador. Na maioria dos edifícios, principalmente nos Estados Unidos, você vai diretamente do 12º ao 14º andar, sendo o 13 às vezes substituído pelo 12 bis.
A vinculação negativa do número 13 vem, pelo menos em parte, pelo antecessor. Em geral, o 12 é um número que está em muitas associações: 12 signos do Zodíaco, 12 apóstolos de Jesus, 12 deuses de Olimpo. Assim, o 13 representa um ciclo bom sendo rompido.
Sexta-feira 13
Muitas teorias e fatos presentes na história foram criados para justificar a má sorte do número 13. E quando vira uma data e cai em uma sexta-feira, as teorias de azar se multiplicam.
A cultura popular da data passa desde a religião, até os mitos e a literatura. É impossível encontrar um momento fundador, mas várias influências contribuíram.
A sexta-feira historicamente tem essa bagagem negativa. É na sexta-feira que Cristo morre. Existe uma narrativa da Idade Média que diz que era nas sextas-feiras que as bruxas se reuniam à noite.
Número 13 no Brasil
Fortemente influenciada por países europeus, a população brasileira frequentemente associa a data à bruxaria e forças sobrenaturais. Muitos acreditam que o véu entre o mundo dos vivos e o dos mortos é mais fino neste dia, facilitando aparições e eventos inexplicáveis para a ciência, como fantasmas e assombrações.
Para além das bruxarias, sabe-se que o 13 fez e ainda faz um grande estrago no Brasil… ao que parece, o Brasil comprovou empiricamente a lenda urbana de que o 13 dá azar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)