Vale revisa projeções e inicia comissionamento em Vargem Grande
Mineradora divulgou comunicado elevando a produção esperada para o ano e reduzindo a perspectiva de custos
A Vale atualizou as previsões de produção e custos para 2024 e anunciou o início do comissionamento do projeto Vargem Grande 1. Em comunicado divulgado na quarta-feira, 11, a empresa revisou a expectativa de produção de minério de ferro para o ano, agora estimando entre 323 e 330 milhões de toneladas, um aumento em relação à faixa anterior, que previa de 310 a 320 milhões de toneladas em 2024.
Revisão nas projeções de produção e custos
Além do ajuste na previsão de minério de ferro, a Vale também revisou as estimativas para a produção de níquel, que agora varia entre 153 mil e 168 mil toneladas. Essa revisão se deve à desconsolidação da PT Vale Indonesia, resultado da conclusão do desinvestimento parcial. Anteriormente, a produção de níquel estava projetada entre 160 e 175 mil toneladas.
As previsões de custos também foram ajustadas: os custos “all-in” do cobre foram reduzidos para 3.300-3.800 dólares por tonelada, abaixo da faixa anterior de 4.000-4.500 dólares por tonelada. Para o níquel, o custo previsto é de 15.000-16.500 dólares por tonelada, ligeiramente superior à faixa anterior de 14.500-16.000 dólares por tonelada.
Início do comissionamento do projeto Vargem Grande 1
A Vale também informou na quarta-feira, 11, o inicio do comissionamento do Projeto Vargem Grande 1 a úmido, com capacidade para retomar aproximadamente 15 milhões de toneladas por ano (Mtpa) de produção de minério de ferro no complexo Vargem Grande, localizado em Minas Gerais.
O projeto, que enfrentou desafios operacionais desde 2019 devido à indisponibilidade de captação de água e à disposição na barragem de Vargem Grande – em processo de descaracterização, foi concluído dentro do orçamento e com um mês de antecedência.
O Projeto Vargem Grande 1 é importante para a Vale alcançar o guidance de produção de minério de ferro de 340-360 milhões de toneladas para 2026.
A implementação de novos ativos com a adequação do circuito hídrico e a execução do sistema de contenção de resíduos na localidade do projeto devem elevar a qualidade média do minério em aproximadamente 2% de ferro contido.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)