Comparativo de motos aventureiras: Suzuki V-Strom 800 DE vs. BMW F 900 GS
Comparativo detalhado entre a Suzuki V-Strom 800 DE e BMW F 900 GS, duas máquinas potentes e cheias de tecnologia para sua aventura.
A decisão de escolha entre a Suzuki V-Strom 800 DE e a BMW F 900 GS não é fácil, afinal, ambas são motos aventureiras de alta performance, projetadas para te levar a lugares incríveis. A Suzuki, com seu estilo clássico e motor bicilíndrico em V, oferece uma experiência de pilotagem suave e confortável, ideal para longas jornadas. Já a BMW, com seu design moderno e motor bicilíndrico paralelo, entrega um desempenho mais esportivo e ágil, perfeito para quem busca emoção nas curvas e nas trilhas.
A Suzuki V-Strom 800 DE e a BMW F 900 GS são duas das escolhas mais populares para pilotos que buscam desempenho e versatilidade. Cada uma tem suas próprias vantagens e características únicas, tornando a decisão final uma questão de preferência pessoal.
Suzuki V-Strom 800 DE e seu novo motor bicilíndrico
A V-Strom 800 DE conquista pelo conforto e pela versatilidade. Sua posição de pilotagem ereta e relaxante, combinada com a suspensão macia, torna as viagens longas mais agradáveis. O motor, com seu torque linear, proporciona uma aceleração suave e progressiva, ideal para encarar diferentes tipos de terreno.
Esta usina rende 84 cv de potência a 8.500 rpm e 7,95 kgf.m de torque a 6.800 rpm, entregas à roda traseira por um câmbio de seis marchas muito bem escalonadas para o máximo aproveitamento em quaisquer ambientes.
Quais são as características da suspensão da Suzuki V-Strom 800 DE?
O chassi da V-Strom 800 DE é uma estrutura de aço que tem acoplado um longo braço oscilante aliado a um amortecedor Showa multiajustável, e na dianteira um garfo Showa também multiajustável. O chassi auxiliar traseiro é destacável. O amortecedor traseiro pode ser ajustado na pré-carga da mola manualmente através de um registro na lateral direita.
- Suspensão Dianteira: Garfo Showa multiajustável
- Suspensão Traseira: Amortecedor Showa multiajustável
- Rodas: 21 polegadas na frente e 17 polegadas atrás
- Pneus: Dunlop Trailmax Mixtour
O que esperar ao pilotar a Suzuki V-Strom 800 DE?
A V-Strom 800 DE proporciona uma experiência de pilotagem confortável e segura. Sua posição de pilotagem é espaçosa, com o guidão cônico largo e no ângulo certo. O assento é estreito no encaixe com o tanque, o que facilita a pilotagem em pé no off-road.
- Estabilidade: O para-brisas ajustável em três alturas
- Segurança: ABS nas duas rodas
- Conforto: A posição de pilotagem e a ergonomia esguia
BMW F 900 GS: Sofisticação e tecnologia
A BMW F 900 GS é a escolha para quem busca uma moto mais sofisticada e tecnológica. Seu painel TFT colorido oferece uma infinidade de informações e a possibilidade de personalizar a moto de acordo com as suas preferências.
A suspensão, com ajustes mais precisos, permite adaptar a moto a diferentes tipos de terreno, desde o asfalto até as trilhas mais desafiadoras. O motor, com seu caráter mais esportivo, entrega uma aceleração mais empolgante e uma sonoridade mais envolvente.
Como é o motor da BMW F 900 GS?
O motor bicilíndrico paralelo de 895 cm³ da BMW F 900 GS recebeu uma atualização, entregando agora 90 cv de potência e 9,4 kgfm de torque, proporcionando uma aceleração mais rápida e uma curva de torque mais linear. É o mesmo motor que equipa as F 900 R e XR, mas com novos acertos para adequá-lo à proposta off-road.
Quais Tecnologias a BMW F 900 GS Oferece?
A F 900 GS vem equipada com uma série de tecnologias avançadas, como modos de pilotagem, controle de tração e ABS comutáveis, além de uma instrumentação digital completa e conectividade com smartphones.
- Modos de Pilotagem: Road e Rain
- Controle de Tração Dinâmico: Padrão
- Painel TFT Completo: Personalizável
- Sistema de Freios: ABS Pro
Comparar com a concorrência: Preço e rivais da BMW F 900 GS
Chegando próximo dos 100 cv de potência, o bicilíndrico gêmeo da BMW é elevado a uma classe que até pouco tempo atrás era exclusivo das big trails acima de 1.000 cm³. Hoje, suas rivais mais próximas aqui no Brasil são a nova Suzuki V-Strom 800 DE (R$ 67.500), a Honda CRF 1100L Africa Twin (R$ 81.100), a Triumph Tiger 900 de três cilindros (R$ 79,990) e a KTM 890 Adventure, que tem cavalaria na casa dos 100 cv, mas custa R$ 139.900. A BMW F 900 GS custa R$ 80.000 nesta versão que apresentamos.
Conclusão: Qual é a melhor escolha?
Em resumo, a Suzuki V-Strom 800 DE é a moto ideal para quem busca uma aventura mais tranquila e confortável, enquanto a BMW F 900 GS é a escolha perfeita para quem busca uma experiência de pilotagem mais esportiva e aventureira. Ambas as motos oferecem vantagens únicas e cabe ao piloto escolher qual delas melhor atende às suas necessidades e preferências.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)