Final de Renascer tem segunda pior audiência da história da Globo
O final de Renascer marcou uma das piores audiências das novelas das nove da Globo.
A exibição do capítulo final de “Renascer” nesta sexta-feira (6) registrou a segunda pior audiência de um final de novela das nove na história da Globo. Segundo dados prévios, o episódio marcou uma média de 27 pontos, com pico de 29, superando apenas “Um Lugar ao Sol” (2021), que teve uma média de 25 pontos.
Entre as novelas da última década, a reprise de “Fina Estampa”, em 2020, lidera o ranking de finais com melhor audiência, alcançando uma média de 37,6 pontos. Na sequência, temos “A Força do Querer”, também reprisada em 2020, que registrou 36,8 pontos de média. “Amor de Mãe” garantiu a terceira melhor posição, com uma audiência de 35,7 pontos no último capítulo.
Audiência do final de Renascer
O remake de “Pantanal” (2022) concluiu sua execução com uma média de 34 pontos, enquanto “Terra e Paixão”, que antecedeu “Renascer” no horário nobre, terminou com 32 pontos. Já “Travessia” (2023) e “Império”, reprisada em 2021, marcaram 29,2 e 33 pontos, respectivamente. A expectativa agora gira em torno de “Mania de Você”, que estreará no horário nobre a partir da próxima segunda-feira (9).
Como a audiência influencia as novelas da Globo?
A audiência de uma novela é um termômetro importante para a Globo e seus patrocinadores. Uma boa audiência não só garante a continuidade da produção de novelas de qualidade, como também atrai investimentos publicitários. No entanto, quando uma novela não atinge as expectativas, isso pode provocar uma série de mudanças na programação e até na dinâmica da produção das próximas novelas.
Qual foi a última novela de sucesso com grande audiência?
“Fina Estampa”, reprisada em 2020, foi um exemplo de sucesso. Com uma média de 37,6 pontos no último capítulo, a novela conseguiu cativar o público mesmo sendo uma reprise. Outros exemplos de sucesso recente incluem “A Força do Querer” e “Amor de Mãe”, que também registraram altas audiências em seus capítulos finais.
Outros fatores que influenciam a audiência das novelas
Além do enredo, personagens carismáticos e atuações convincentes, outros fatores contribuem para o sucesso de uma novela:
- Horário de exibição: O horário nobre é estratégico para alcançar maiores audiências.
- Marketing e Promoção: Divulgações em outros programas da emissora e campanhas de marketing podem atrair mais telespectadores.
- Tendências e Temas Atuais: Novelas que abordam questões contemporâneas tendem a ressoar mais com o público.
- Qualidade da Produção: Cenários, figurinos e direção de qualidade também impactam a percepção do público.
Com a chegada de “Mania de Você” na próxima segunda-feira (9), a Globo espera recuperar a audiência perdida e entregar uma história que mantenha os telespectadores sintonizados no horário nobre.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)