Incêndio devasta mais uma igreja francesa
Na noite de domingo, 1º de setembro, para segunda-feira, 2 de setembro, ocorreu um incêndio na sacristia da igreja da Imaculada Conceição em Saint-Omer, em Pas-de-Calais, França
Na noite de domingo, 1º de setembro, para segunda-feira, 2 de setembro, ocorreu um incêndio na sacristia da igreja da Imaculada Conceição em Saint-Omer, em Pas-de-Calais, França.
Sob o poder das chamas, a torre sineira e a estrutura ruíram. “Os serviços técnicos e arquitetos especializados da cidade” intervirão numa segunda fase, especifica a Câmara Municipal.
A origem do incêndio não é conhecida ainda. Uma investigação será aberta sob a autoridade do promotor de Saint-Omer.
O incêndio começou “por volta das 4h30”. “Graças à intervenção de 90 bombeiros”, o incêndio foi contido. Nenhum ferimento foi relatado. “Cerca de cinquenta moradores que viviam nas proximidades do edifício foram evacuados preventivamente”, acrescenta o comunicado. “Os moradores de 14 casas evacuadas estão atualmente sendo atendidos em um café em frente ao prédio”, informou a prefeitura de Saint-Omer.
“A unidade de proteção de obras foi acionada, mas ainda não foram identificadas obras de arte danificadas no local”, acrescenta a prefeitura.
Inaugurada em 1859, a igreja foi “totalmente restaurada e reaberta em 2018”, explica o site do posto de turismo, que especifica que inclui “notável mobiliário de inspiração neogótica”.
Igreja Notre-Dame-du-Travail
Em julho desse ano houve um arrombamento, princípio de incêndio, pichações anticristãs e obras sacras vandalizadas na igreja Notre-Dame-du-Travail, no 14º quarteirão de Paris.
O autor do vandalismo entrou pela porta de emergência e escreveu com marcador preto em vários suportes do prédio: “submeta-se à oração dos de Alá 5 vezes ao dia, infiel”, “Jesus bastardo; apenas um deus Alá”,”o último profeta Maomé”, “a cabeça cortada daqueles que excedem / farei guerra contra você, mundo cristão”, “a igreja aqui estamos queimando a primeira parte”, “nós, muçulmanos, não podemos aceitar essa puta de religião / “vai pro inferno satanás queima”, entre outras mensagens.
Portas de armários também foram quebradas, a recepção foi revistada, uma pequena caixa registradora foi arrombada e papéis foram queimados. “Só a Providência permitiu limitar os danos do incêndio”, disse o padre Gabriel Würtz, pároco da igreja.
Por fim, uma faca foi cravada na garganta de uma estátua de madeira da Virgem Maria.
Catedral de Rouen
Também no mês de julho de 2024 um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Rouen, na Normandia, França, causando sérios danos à estrutura gótica que é um marco histórico e arquitetônico.
A catedral, consagrada em 1063 e considerada uma das mais importantes do mundo, já havia passado por várias reformas ao longo dos séculos. A estrutura atingida, a torre, com 151 metros de altura, é uma das mais altas da Europa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)