Previsão de Chuva no Brasil: Saiba onde chove essa semana
A instabilidade climática está mais concentrada nos extremos Sul e Norte do país.
A Previsão do tempo indica que as chuvas no Brasil nesta semana estão limitadas a algumas regiões específicas, graças a uma enorme massa de ar seco e muito quente que está dominando grande parte do território nacional.
A instabilidade climática está mais concentrada nos extremos Sul e Norte do país.
Os dados dos modelos meteorológicos indicam quais regiões devem se preparar para chuvas e quais enfrentarão um tempo extremamente seco.
Previsão de chuva para o Norte do Brasil
No Norte do país, as previsões apontam para os maiores acumulados de chuva concentrados no Norte e Oeste do Amazonas, além de Roraima e Amapá.
Áreas isoladas do Acre também devem registrar algumas precipitações.
Contudo, a maior parte da Região Norte deve enfrentar pouca ou nenhuma chuva, o que agrava a estiagem em vários pontos da região.
Esta tendência preocupa especialmente em estados como Rondônia e Tocantins, onde a previsão é de ausência total de precipitações.
Impacto na região Nordeste
A previsão de chuvas para o Nordeste brasileiro também sinaliza para uma escassez de precipitação na maior parte da região.
As chuvas estarão mais concentradas na faixa costeira, especialmente entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, embora mesmo nessas áreas a intensidade não deva ser significativa.
Na maioria das áreas do litoral nordestino, o tempo seco predominará, refletindo um padrão semelhante ao observado nas demais regiões do país, exceto pelos extremos Norte e Sul.
Tempo Seco no Centro-Oeste
No Centro-Oeste, a previsão é de um tempo extremamente seco ao longo da semana. O Mato Grosso, Goiás e a maior parte do Mato Grosso do Sul não devem registrar chuvas significativas.
Em algumas áreas isoladas do extremo Sul do Mato Grosso do Sul, pode haver precipitação mínima, mas essas exceções serão raras e de pouca importância para alterar a condição geral de seca severa na região.;
Região Sudeste: Chuva Isolada na Costa
Para o Sudeste, a tendência de tempo seco continua.
A maior parte da região enfrentará uma semana sem precipitações, com exceção de alguns pontos próximos à costa em São Paulo e chuvas isoladas no Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Essas chuvas, quando ocorrerem, serão de baixa intensidade e não suficientes para alterar a predominância do tempo seco pela região.
Previsão do tempo no Sul do Brasil
No Sul do Brasil, a situação é um pouco diferente.
A previsão indica chuvas nos três estados da região, com os maiores acumulados esperados no Rio Grande do Sul.
As chuvas mais significativas estão previstas para ocorrer entre quarta e quinta-feira, somando entre 30 mm a 50 mm em várias cidades do território gaúcho.
Em Santa Catarina e no Paraná, os volumes de chuva serão menores e mais isolados.
Algumas cidades do Paraná podem não registrar chuvas nesta semana.
Resumo das Previsões de Chuva
Norte: Chuva concentrada no Norte e Oeste do Amazonas, Roraima e Amapá. Pouca ou nenhuma chuva no restante da região, agravando a estiagem.
Nordeste: Precipitação escassa, concentrada na faixa costeira entre a Bahia e o Rio Grande do Norte.
Centro-Oeste: Tempo extremamente seco. Raras precipitações isoladas no extremo Sul do Mato Grosso do Sul.
Sudeste: Semana seca com exceções para pontos próximos à costa em São Paulo e chuvas isoladas no Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Sul: Chuvas nos três estados, mais intensas no Rio Grande do Sul, menores e mais isoladas em Santa Catarina e Paraná.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)