Redes sociais dos anos 2000 que chegaram ao fim
Relembre as redes sociais que fizeram sucesso nos anos 2000 e saiba um pouco sobre a sua história.
Se você foi adolescente ou jovem adulto nos anos 2000, certamente tem boas lembranças de tardes inteiras gastas em frente ao computador, aguardando aquele “uh-oh” do ICQ ou as tremidas de tela do MSN.
Antes que as redes sociais se tornassem sinônimo de stories e selfies, vivíamos em um mundo digital bem diferente, onde até mesmo o simples ato de trocar mensagens tinha sua própria magia. Mas, assim como a moda das calças de cintura baixa, esses ícones da internet ficaram no passado.
Com o X (ex-Twitter) fora do ar, usuários aproveitaram para relembrar de outras redes sociais que dominaram a nossa atenção, mas que já não estão mais ativas.
ICQ: O Pioneiro das Mensagens Instantâneas
O ICQ foi uma das primeiras plataformas que permitiu a comunicação instantânea pela internet. Criado em 1996 pela companhia israelense Mirabilis e vendido ao AOL em 1998, o ICQ foi um precursor das mensagens instantâneas.
Além do ícone de flor, outro aspecto marcante do app era o “uh-oh” do som de notificação a cada nova mensagem. Em 2001, a empresa chegou a ter mais de 100 milhões de usuários cadastrados.
Um dos principais diferenciais do ICQ era o número de identificação universal, o UIN (Universal Internet Number), que cada usuário tinha. Contudo, sua popularidade declinou a partir da segunda metade da década de 2000.
MSN Messenger: Líder das Tardes Feedonistas
O MSN Messenger, lançado pela Microsoft em 1999, logo se tornou um dos programas de mensagens instantâneas mais populares no Brasil e no mundo.
Botão de chamar a atenção que fazia a tela tremer, notificações sempre que um contato ficava online, winks e músicas no status eram algumas das funções nostálgicas do MSN.
O MSN foi descontinuado em 2013 devido à ascensão de outras redes sociais e a popularização dos celulares. Em 31 de outubro de 2014, os servidores do mensageiro foram desligados na China.
O Que Fez o Orkut Ser Tão Especial?
Outro grande sucesso no Brasil foi o Orkut, uma rede social do Google criada em 2004. Seu nome é originado no projetista chefe Orkut Büyükkökten, engenheiro turco da gigante de internet.
No Brasil, o Orkut teve mais de 30 milhões de usuários e chegou a ter um escritório próprio, devido à alta demanda. Comunidades, depoimentos e votos como “cool” e “sexy” eram aspectos marcantes da plataforma.
A rede social começou a perder força com a popularização do Facebook no Brasil. O Google encerrou o Orkut em 2014 para se dedicar a outros produtos.
Fotolog: O Diário Visual dos Anos 2000
Antes do Instagram, o Fotolog foi uma das plataformas que permitia aos usuários compartilhar fotos e textos curtos. Lançado em 2002, o Fotolog popularizou o conceito de diários visuais.
A plataforma ganhou popularidade especialmente no Brasil e na Espanha. No auge, tinha milhões de usuários que expressavam suas identidades e criavam comunidades.
Com a ascensão de novas plataformas, o Fotolog perdeu relevância e foi desativado em 2016, marcando o fim de uma era.
Essas redes sociais marcaram uma época e deixaram memórias inesquecíveis para toda uma geração. Cada uma delas teve sua contribuição para o mundo digital que conhecemos hoje, e lembrar delas é como abrir um álbum de fotos antigo, cheio de nostalgia e boas histórias.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)