Crusoé: O código Marçal
O significado da candidatura do ex-coach Pablo Marçal para a política brasileira
De todas as bravatas de Pablo Marçal, candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo, a mais inofensiva é a de que vai vencer a eleição no primeiro turno. As pesquisas apontam um empate triplo: o deputado federal Guilherme Boulos (Psol), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o próprio Marçal embolados na dianteira.
O levantamento mais recente, divulgado pela Quaest nesta quarta-feira, 28, mostrou o primeiro com 22% das intenções de voto e os outros dois com 19% cada um. Sim, ainda há muita coisa para a acontecer.
No entanto, existe um feito do qual o “ex-coach” já pode se gabar, sem medo: ele trincou a hegemonia de Jair Bolsonaro na direita, atualizando com sucesso o código capaz de aglutinar um eleitorado que vivia disperso até poucos anos atrás.
Na reportagem de capa da edição de Crusoé desta sexta-feira, 30, Carlos Graieb e Wilson Lima respondem à pergunta: Quais são os elementos do “código Marçal”?
A matéria “Kamala, uma czarina em cima do muro”, assinada por Alexandre Borges, conta que a maioria dos americanos acha que o governo Biden lidou muito mal com o problema dos imigrantes ilegais. Encarregada do problema, a vice-presidente e agora candidata democrata, Kamala Harris, tenta fazer de conta que não é com ela.
Em “‘Faz o M’, de Milei ou de Macri?”, Caio Mattos relata a contestação pela liderança da direita na Argentina. O presidente Javier Milei entrou em conflito com o ex-mandatário Mauricio Macri, que contribuiu para duas derrotas do governo no Congresso neste final de agosto.
Colunistas
Privilegiando o assinante de O Antagonista+Crusoé, que apoia o jornalismo independente, também reunimos nosso timaço de colunistas. Nesta edição, escrevem Alexandre Soares Silva, Jerônimo Teixeira, Josias Teófilo, Rodolfo Borges, Leonardo Barreto e Ivan Sant’Anna.
Assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)