Brasileiras do tênis de mesa garantem pódio nas Paraolimpíadas
Cátia e Joyce Oliveira avançam à semifinal e asseguram lugar no pódio; Brasil enfrenta Coreia do Sul por uma vaga na final
Cátia Oliveira e Joyce Oliveira, atletas brasileiras do tênis de mesa, conquistaram a primeira medalha do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 nesta quinta-feira, 29.
A dupla derrotou as egípcias Ola Soliman e Fawzia Egy Elshamy em uma partida rápida, vencendo por 3 sets a 0 com parciais de 11/1, 11/7 e 11/4. A partida, realizada na Arena Paris Sul, durou apenas 20 minutos e levou as brasileiras à semifinal da categoria WD5, destinada a atletas cadeirantes. Com a ausência de disputa pelo terceiro lugar nesta modalidade, Cátia e Joyce já garantiram, no mínimo, uma medalha de bronze para o Brasil.
Para Cátia, essa é a sua segunda medalha paralímpica, já que ela conquistou um bronze no individual em Tóquio 2020. Para Joyce, no entanto, essa é a sua primeira medalha em Jogos Paralímpicos.
As semifinais e a final estão programadas para ocorrer na sexta-feira, 30, com a partida decisiva pela vaga na final marcada para as 7h, no horário de Brasília.
Desafio Sul-Coreano nas semifinais
Na semifinal, Cátia e Joyce terão pela frente a dupla da Coreia do Sul, formada por Su Yeon Seo e Jiyu Yoon. As sul-coreanas são as cabeças de chave número um e avançaram diretamente para as semifinais devido ao número reduzido de competidoras, apenas sete duplas no total.
Caso consigam vencer, as brasileiras disputarão a medalha de ouro na final, que está prevista para as 16h do mesmo dia.
Enquanto Cátia e Joyce avançam, outra dupla brasileira na mesma categoria não teve a mesma sorte. Carla Maia e Marliane Santos foram eliminadas nas quartas de final ao perderem para as chinesas Jing Liu e Juan Xue por 3 sets a 0, com parciais de 11-5, 11-4 e 11-2.
Mais resultados do tênis de mesa brasileiro
Além da atuação de Cátia e Joyce, outras duplas brasileiras também competiram nesta quinta-feira, 29. Na categoria masculina MD18, que inclui atletas com grande comprometimento físico-motor, Luiz Manara e Cláudio Massad venceram os espanhóis Jorge Cardona e Ander Cepas por 3 sets a 1.
Entretanto, nem todas as partidas terminaram em vitória para o Brasil. Na categoria WD5 feminina, Carla Maia e Marliane Santos enfrentaram as chinesas Jing Liu e Juan Xue e foram derrotadas por 2 sets a 0. Da mesma forma, a parceria de Sophia Kelmer com Jennyfer Parinos perdeu para a dupla chinesa uiyan Xiong e Chunxiao Hao por 3 sets a 0 na categoria W20.
O Brasil terá mais desafios nas oitavas de final das duplas mistas. Às 12h45, Lucas Arabian e Cátia Oliveira enfrentarão os chineses Panfeng Feng e Ying Zhou na categoria XD7. Mais tarde, às 14h15, Luiz Manara e Danielle Rauen, ainda sem adversários definidos, competirão na categoria XD17. Fechando o dia, Paulo Salmin e Bruna Alexandre também disputarão as oitavas de final às 15h45, na mesma categoria.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)