Porsche 911 GT3 RS: O esportivo de rua com DNA de corrida
Explore o Porsche 911 GT3 RS, um carro esportivo de alto desempenho com DNA de corrida.
Muito se questiona sobre como os carros atuais não terão valor de coleção como outros já tiveram. De fato, cada vez menos modelos são apresentados com uma história que valha a pena ser imortalizada. Definitivamente, esse não é o caso do Porsche 911 (992) GT3 RS, um esportivo “track ready” que é um deleite da engenharia em novos tempos.
Na era da eletrificação e do turbo, o GT3 RS se destaca com um motor aspirado puro. Ele não faz questão de mimar motoristas casuais; sua preferência é uma bela estrada livre com asfalto perfeito. Em suma, é o prazer de um entusiasta verdadeiro e purista.
Porsche 911 (992) GT3 RS: Um ícone de engenharia
A silhueta de um Porsche 911 ainda é única e atemporal. Combine isso com uma carroceria mais larga e aletas aerodinâmicas, e você tem o GT3 RS. Os detalhes aerodinâmicos aplicados no GT3 RS vêm diretamente das pistas de corrida.
Na dianteira, substituindo o pequeno porta-malas, há um grande radiador angulado para abrir espaço nas laterais com função aerodinâmica. O capô em fibra de carbono tem recortes para expulsar o calor, enquanto o sistema PAA (Porsche Active Aerodynamics) direciona o ar para resfriar os freios.
Os componentes da suspensão projetados também como elementos aerodinâmicos produzem 40 kg de downforce em velocidade máxima. Esse fluxo de ar é meticulosamente direcionado para otimizar a performance em altas velocidades.
Como funciona o sistema aerodinâmico do Porsche 911 GT3 RS?
O sistema aerodinâmico do GT3 RS é uma obra-prima. Qualquer aleta, apêndice ou recorte tem uma missão na briga contra o ar para tornar o carro o mais rápido possível, seja em linha reta ou em curvas.
- Pela primeira vez, a asa traseira possui o sistema DRS (drag reduction system), conhecido da Fórmula 1.
- O 911 GT3 RS tem três modos de condução: Normal, Sport e Track.
- No modo Low Aerodynamics, o sistema é eficiente em consumo de combustível, ideal para uso diário.
- No modo de maior pressão, o carro alcança 860 kg de downforce em 285 km/h.
Esses ajustes permitem uma maior estabilidade em curvas de alta velocidade e melhor resposta em pistas travadas.
Por que o 911 GT3 RS é tão especial?
O Porsche 911 GT3 RS é voltado para profissionais, mais do que para pilotos amadores. No volante, há quatro seletores para ajustar amortecedores, diferencial traseiro e controles de tração e estabilidade.
No modo Track, os seletores ajustam as respostas dos amortecedores em 10 níveis, permitindo encontrar a melhor configuração. Os componentes da suspensão usam junções esféricas para reduzir qualquer variação do alinhamento em curvas.
- As rodas de 20×10” na dianteira e 21×13” na traseira vestem pneus semi-slick Michelin Pilot Sport Cup 2.
- As rodas forjadas guardam freios de alumínio com seis pistões e discos de 410 mm na dianteira e quatro pistões e discos de 390 mm na traseira.
Esse conjunto proporciona uma dirigibilidade impecável, seja nas ruas ou nas pistas.
Um motor inspirado nas pistas
O 911 GT3 RS vem equipado com um motor 6-cilindros boxer aspirado derivado das pistas. O motor 4.0 conta com um sistema de lubrificação eficiente e borboletas individuais para cada comando.
Comparado ao GT3, o GT3 RS ganha novos comandos e variadores de fase, alcançando 525 cv. O câmbio de dupla embreagem PDK foi retrabalhado, perdendo a oitava marcha para otimizar a relação de troca curta e próxima.
Feito para ser um carro de corrida homologado para a rua, o GT3 RS entrega uma experiência única. Tanto a engenharia quanto o design estão centrados na performance máxima.
É possível usá-lo no dia a dia?
Com certeza, não é um carro usável no sentido convencional. Ele é duro, baixo e barulhento, com pouco isolamento acústico. Há um sistema multimídia, mas você terá que aumentar o volume para ouvir algo além do som do motor.
Surpreendentemente, ele entrega um consumo de 7,7 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. Cada detalhe é pensado para ligar o motorista à máquina, proporcionando uma experiência envolvente e intensa.
Em um mundo cada vez mais eletrônico e silencioso, o Porsche 911 (992) GT3 RS se destaca por ser um esportivo puro-sangue. É uma verdadeira obra-prima que certamente será valorizada não só por entusiastas, mas também por futuras gerações.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)