Jack Daniel’s não quer mais ser woke
Em um e-mail transmitido quinta-feira, 22 de agosto, a Brown-Forman, empresa-mãe da destilaria do Tennessee, anunciou que encerraria as suas iniciativas em termos de diversidade, equidade e inclusão
Uma ameaça de boicote que parece ter surtido o efeito desejado. Num e-mail transmitido quinta-feira, 22 de agosto, a Brown-Forman, empresa-mãe da destilaria do Tennessee, anunciou que encerraria as suas iniciativas em termos de diversidade, equidade e inclusão de políticas reunidas sob a sigla DEI em inglês.
Trata-se de um programa implementado logo após as manifestações ligadas ao movimento “Black Lives Matter” em 2020 para promover o acesso de mulheres e minorias a empregos e universidades que lhes seriam menos acessíveis em comparação com homens brancos e heterossexuais.
Questionada pelo Daily Mail, Elizabeth Conway, porta-voz da Jack Daniel’s declarou que a famosa marca de whisky decidiu “evoluir a sua estratégia de diversidade e inclusão”. E para esclarecer: “o mundo evoluiu, o nosso negócio mudou e o cenário jurídico e externo mudou drasticamente, especialmente nos Estados Unidos”.
Segundo a imprensa americana, a página dedicada a estas políticas no site da marca já não está acessível esta quinta-feira. Além disso, de acordo com este mesmo e-mail, os executivos da empresa não receberão mais bônus vinculados ao progresso alcançado em diversidade, equidade e inclusão.
“Trazendo a sanidade de volta à América corporativa”
Seguido por mais de 500 mil pessoas na rede social, o ativista conservador americano Robby Starbuck insta os seus numerosos assinantes a boicotarem as empresas que adotem estas políticas que considera “wokes” e a pressioná-las no LinkedIn ou no X, inundando-as de mensagens.
Num tweet, onde retransmite o e-mail da Brown-Forman, Starbuck anunciou à sua comunidade que teve sucesso na sua “missão”: “Agora estamos forçando organizações multibilionárias a mudarem suas políticas sem sequer publicá-las, simplesmente por medo de serem a próxima empresa que denunciaremos”, alegra-se, antes de continuar: “Estamos vencendo e, um por um, vamos trazer sanidade de volta aos negócios americanos.
Anteriormente, Robby Starbuck já havia lançado campanhas de boicote nas redes sociais contra a empresa americana Deere & Company, bem como contra a rede de lojas Tractor Supply Company.
Mais recentemente, ele também atacou a fabricante de motocicletas Harley-Davidson. Em um vídeo de nove minutos postado em sua conta X, ele acusou a empresa de “não estar em sintonia com seus clientes”.
A Harley-Davidson anunciou que também iria pôr fim às suas políticas de diversidade e outras iniciativas progressistas dentro da empresa.
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