Conheça o Triton Ultimate Racing, o carro brasileiro que conquista o rally cross-country

16.02.2025

logo-crusoe-new
O Antagonista

Conheça o Triton Ultimate Racing, o carro brasileiro que conquista o rally cross-country

avatar
Redação O Antagonista
6 minutos de leitura 23.08.2024 16:37 comentários
Mundo

Conheça o Triton Ultimate Racing, o carro brasileiro que conquista o rally cross-country

Detalhes sobre a parceria entre a Spinelli Racing e a Mitsubishi, o processo de construção e os testes finais do Triton Ultimate Racing.

avatar
Redação O Antagonista
6 minutos de leitura 23.08.2024 16:37 comentários 0
Conheça o Triton Ultimate Racing, o carro brasileiro que conquista o rally cross-country
Foto: Mitsubishi/Divulgação

O mais importante em um rali cross-country de longa duração é a consistência. Forçar muito o carro na hora errada pode levar a falhas mecânicas, então é preciso encontrar o equilíbrio entre a habilidade do piloto e a resistência da máquina. A Spinelli Racing e a Mitsubishi vivem seu próprio rali há um ano.

Quando o Rally dos Sertões de 2023 terminou, começava o desenvolvimento do primeiro carro brasileiro FIA Ultimate (antiga T1+), capaz de competir na principal categoria das provas de rally raid do circuito mundial. Precisaram correr contra o tempo sem perder a consistência para o carro ficar pronto até o Sertões 2024, que terá sua largada nesta sexta-feira (23) em Brasília (DF). Conseguiram, mas foi com emoção.

Qual a importância da nova Triton Ultimate Racing?

No início, tudo era aço? Nem tanto. A decisão sobre os principais detalhes, como a carroceria, motor, câmbio, diferenciais e componentes da suspensão já havia sido tomada nos primeiros meses do projeto e foi devidamente contemplada na modelagem digital. Cada ponto de apoio na mesa construída para ser a base do chassi estava previsto na modelagem matemática junto com cada tubo de aço carbono que formaria o primeiro chassi.

Quando a Spinelli se tornou a equipe oficial da Mitsubishi e, juntas, decidiram construir um novo carro, foram atrás de antigos talentos. O próprio piloto Guilherme (Guiga) Spinelli, hoje CEO da Spinelli Racing, chefiava a divisão de competição da Mitsubishi do Brasil em 2000, quando iniciaram o desenvolvimento da L200 Evolution, já com chassi tubular (antes da matriz da Mitsubishi fazer algo assim), para correr no Rally Dakar.

Esse carro venceu o Sertões algumas vezes – em duas delas, com Guiga pilotando – e teve uma segunda geração em 2010. O engenheiro chefe do novo carro, Giovanni Godoi, é dessa época. Outro engenheiro da Spinelli, André Bresser, estava na Mitsubishi Racing quando desenvolveram o ASX Racing para correr no Dakar. O técnico Clayton Ananias acompanha as evoluções e criações desses projetos desde 2004. Eles representam os especialistas por trás do carro e da equipe, que também seguiram para o Sertões.

Montagem e especificações técnicas

O chassi de aço carbono até se enquadra nas especificações da FIA, mas sua função é garantir as especificações exatas, a posição dos principais componentes e ajudar no desenvolvimento dos moldes de algumas peças, como as articulações da suspensão. Os carros da categoria Ultimate são maiores, com 30 cm a mais nas bitolas, e têm altura e peso mínimos diferentes.

Muita coisa precisa ser validada na prática. Motor, cardã, transeixo, braços de suspensão, cubos das rodas (usinados em alumínio aeroespacial) e discos de freio foram instalados ainda no primeiro chassi. Um câmbio também foi instalado para marcar a posição, mas o definitivo, um Sadev SC924 de 6 velocidades, só chegaria na reta final do projeto. Esse chassi também recebeu uma primeira carenagem de fibra de vidro, que foi o molde para as peças de fibra de carbono e kevlar, mais leve e resistente.

O chassi definitivo, feito em aço cromo-molibdênio, ficaria pronto dali a dois meses. Por ser mais resistente, pode entregar a mesma rigidez com uma estrutura tubular mais fina.A partir daí, as soluções passavam a ser praticamente definitivas. Porque, na verdade, um carro de competição está sempre em desenvolvimento.

Como é a estrutura da Spinelli Racing?

A sede da Spinelli Racing fica dentro do Autódromo Velo Città, mais exatamente no mesmo prédio do Museu Velo Città. As áreas de pintura, motores, usinagem e serralheria têm um acervo com todos os carros de competição da Mitsubishi e as principais criações da antiga Souza Ramos Veículos Especiais.

Há uma SR Inca e um raro Ford Escort SR JPS (aquele com faróis escamoteáveis) de frente para a sala onde tubos de aço contorcidos e soldados se transformaram na Triton Ultimate Racing. Uma enorme distração para mim, mas não para a equipe que construiu o carro.

O melhor de tudo é que há uma variedade de pistas off-road dentro do complexo, com trechos de baixa e alta velocidade. Isso foi providencial para finalizar a tempo. Em nosso último acesso ao carro, faltava apenas uma semana para o prólogo do Sertões, etapa inicial que, junto com a Super Prime, define a ordem de largada dos carros.

Primeiros testes e ajustes finais

A expectativa, agora, era pelo comportamento do Triton Ultimate andando forte na terra, começando pela pista mais sinuosa. Giovanni pôs macacão e capacete para ir de carona percebendo aonde melhorar o comportamento do carro enquanto Guiga, ao volante, passava suas percepções. A poeira impressionou, mas o V8 estava pouco eloquente e era possível ouvir o piloto brigando com as marchas.

De volta à oficina, viram que havia algo errado: o mapa do motor limitava a abertura do corpo de borboletas em 70% e o câmbio não estava bom nas reduções. Enquanto um técnico em Orlando, nos EUA, aplicava um novo mapa para o motor via internet, os mecânicos corrigiram um vazamento no diferencial traseiro, trocaram as molas dianteiras por outras com menos carga, reapertaram a alavanca de câmbio e modificaram a posição dos dutos e a potência do sistema de ar-condicionado.

Na segunda saída, o carro já ligou com outro ronco. O vigor na mesma pista era outro e era perceptível que Guiga estava se entendendo com o câmbio. De volta, o piloto confidenciou em um canto: “agora está muito bom, mas não posso deixar que eles saibam para continuarem melhorando”.

Ficha técnica – Triton Ultimate Racing

  • Motor: gasolina, central-dianteiro, longitudinal, 8 cil. em V, 5.0, 32V, 430 cv e 55,6 kgfm
  • Câmbio: sequencial 6 marchas, tração 4×4
  • Direção: hidráulica
  • Suspensão: duplo A (diant. e tras.)
  • Freios: discos ventilados com arrefecimento líquido atrás
  • Pneus: 37×12.5 R17
  • Dimensões:
    • Comprimento: 469 cm
    • Largura: 227,9 cm
    • Altura: 193 cm
    • Entre-eixos: 316 cm
    • Peso: 2.010 kg
    • Tanque: 530 litros
  • Equipamentos: 2 estepes, 2 amortecedores hidráulicos, sistema anti-incêndio, ar-condicionado, freio de mão hidráulico

O Sertões 2024 começa nesta sexta-feira, 23. O Triton Ultimate Racing certamente já passou por mais ajustes ao longo dos últimos dias e noites. A competição começa em Brasília, vai até o oeste da Bahia e retorna à capital do Brasil no dia 31.

Depois disso, a missão será dar continuidade às melhorias para competir no Dakar já no início de 2025 e cumprir a meta de estabelecer esse modelo desenvolvido e fabricado no Brasil no mesmo patamar dos outros. E logo teremos um contato mais próximo com o Triton Ultimate Racing.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

O fim do governo Lula

Visualizar notícia
2

Celso Amorim recusa reunião com Edmundo González em Munique

Visualizar notícia
3

STF sob julgamento

Visualizar notícia
4

Alexandre Soares Silva na Crusoé: Economia não existe

Visualizar notícia
5

Trump pendura ‘mugshot’ na entrada do Salão Oval da Casa Branca

Visualizar notícia
6

O luxo é verde

Visualizar notícia
7

Bolsonaro fala em participar de ato por impeachment de Lula e anistia

Visualizar notícia
8

Silvio Almeida ressurge após acusações de assédio: “Continuo indignado”

Visualizar notícia
9

Zelensky rejeita proposta de Trump sobre exploração de minerais

Visualizar notícia
10

Jerônimo Teixeira na Crusoé: A primeira mulher trans a ser cancelada

Visualizar notícia
1

Gleisi e Lula totalmente “fora da casinha” após Datafolha demolidor

Visualizar notícia
2

Disney: entre estratégias e pressões do mercado 

Visualizar notícia
3

Maioria dos brasileiros não quer Lula candidato em 2026, diz Ipec

Visualizar notícia
4

Bolsonaro fala em participar de ato por impeachment de Lula e anistia

Visualizar notícia
5

Trump e Musk demitem quase 10 mil servidores em uma semana

Visualizar notícia
6

Elon Musk compartilha post sobre protestos por impeachment de Lula

Visualizar notícia
7

Padilha: Lula tem força e vigor para mexer no segundo tempo de jogo

Visualizar notícia
8

Rio de Janeiro sediará Cúpula do Brics em julho

Visualizar notícia
9

STF sob julgamento

Visualizar notícia
10

Ex-policial que assassinou petista ganha direito a prisão domiciliar

Visualizar notícia
1

Ainda Estou Aqui perde para Emilia Pérez no BAFTA

Visualizar notícia
2

Bolsonaro rejeita impeachment de Lula como mote de protestos

Visualizar notícia
3

Apoiadores de Navalny se arriscam para homenagear líder opositor

Visualizar notícia
4

Israel recebe bombas pesadas dos EUA após veto derrubado por Trump

Visualizar notícia
5

Hamas deve ser eliminado, diz Rubio ao lado de Netanyahu

Visualizar notícia
6

O fim do governo Lula

Visualizar notícia
7

Governo argentino abre investigação sobre criptomoeda promovida por Milei

Visualizar notícia
8

Polícia busca criminosos que abriram fogo contra delegacia no RJ

Visualizar notícia
9

Rodolfo Borges na Crusoé: A náusea por Neymar

Visualizar notícia
10

Alexandre Soares Silva na Crusoé: Economia não existe

Visualizar notícia

Assine nossa newsletter Inscreva-se e receba o conteúdo do O Antagonista em primeira mão!
< Notícia Anterior

Quem vai substituir Zé Neto e Cristiano na festa do peão de Barretos

23.08.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Hacker brasileiro lidera vazamento de milhões de dados nos EUA

23.08.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Isaac Newton apontou o &#039;ano do fim do mundo&#039;

Isaac Newton apontou o 'ano do fim do mundo'

Visualizar notícia
Paris e Milão voltam a ser conectadas por trem de alta velocidade

Paris e Milão voltam a ser conectadas por trem de alta velocidade

Visualizar notícia
Apoiadores de Navalny se arriscam para homenagear líder opositor

Apoiadores de Navalny se arriscam para homenagear líder opositor

Visualizar notícia
Israel recebe bombas pesadas dos EUA após veto derrubado por Trump

Israel recebe bombas pesadas dos EUA após veto derrubado por Trump

Visualizar notícia
Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.