Crusoé: Governadores de centro-direita buscam nomes para 2026, diz Zema
Governador mineiro diz que discussões envolvem nomes no Cosud e mesmo governadores de outras regiões. Ele pediu que "egos sejam superados" nesta escolha
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo; foto), disse nesta segunda-feira, 19, que governadores de centro-direita já começaram a articular nomes para a eleição presidencial em 2026. A discussão tenta encontrar um nome comum para uma competição com Lula (PT), considerando que Jair Bolsonaro (PL) deva se manter impossibilitado até lá.
Em entrevista à rádio O Tempo, de Minas Gerais, ele garantiu que as conversas tem ocorrido. “O que eu posso te assegurar é que nós, governadores de centro-direita, temos tentado construir um grupo para viabilizarmos um nome em 2026 com o apoio de todos”, disse Zema à rádio. Ele fala em conversas com Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Ratinho Jr. (PSD), do Paraná; Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul; Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás; e Mauro Mendes (União Brasil), do Mato Grosso.
Dos cinco nomes citados por Zema, os três primeiros integram o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), grupo de sete governadores que se reúnem constantemente e, com maioria de nomes de centro-direita e direita, acabam por contrapor o discurso federal.
Ao tratar da articulação, no entanto, Zema alertou que o caminho é longo até a escolha de um nome— assim como ela importará sacrifícios. “Isso vai ter de superar egos e questões partidárias. E não é fácil, mas a centro-direita precisa aprender a trabalhar mais unida, que ela ficaria muito mais forte e teria condições de ganhar uma eleição ainda em primeiro turno”, continuou. Zema disse que quer “ajudar o Brasil, sendo candidato ou ajudando um candidato.”
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)