Crusoé: Dinastia renovada
João Campos, filho de Eduardo Campos, deve conseguir uma reeleição tranquila em Recife
O prefeito de Recife, João Campos, de apenas 30 anos, é o mandatário de capital que deve ter a reeleição mais tranquila este ano. Ele tem 60,5% das intenções de voto, segundo pesquisa do instituto Simplex, feita em maio. Seu maior opositor, Gilson Machado Neto, ex-ministro do Turismo de Jair Bolsonaro e nome do PL, tem apenas 6,8%. Em julho, um levantamento do Datafolha mostrou uma vantagem ainda maior. O prefeito teria 75% das intenções de voto, ante 7% de Daniel Coelho (PSD) e 6% de Gilson Machado. Filho de Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo durante a campanha presidencial de 2014, João representa uma dinastia que soube se adaptar aos novos tempos e fazer um governo bem avaliado na capital pernambucana.
João é o fruto mais jovem de uma das últimas grandes dinastias políticas da Nova República. Filho do Eduardo Campos, neto de Ana Arraes e bisneto de Miguel Arraes, João acabou por dar a renovação que famílias como os Sarney no Maranhão, os Gomes no Ceará e os Caiado em Goiás não conseguiram realizar nas últimas décadas.
Há dez anos, quando seu pai Eduardo Campos, então governador de Pernambuco e presidenciável, morreu em um acidente aéreo, João estudava Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele então prometeu que terminaria os estudos, e que também defenderia o legado do pai. Antes de pegar o diploma, João já era chefe de gabinete do sucessor de Eduardo. Em pouco tempo, virou deputado federal pelo PSB e prefeito.
“João se enquadra em um projeto político mais amplo. Não é um voo solo”, diz Ernani Carvalho, professor do departamento de Ciências Políticas da UFPE. Em uma família tão imersa na política, um dos primeiros e mais significativos embates se deu em 2020, quando ele teve de disputar o cargo contra a petista Marília Arraes, sua prima. João acabou prevalecendo, e hoje ela é cabo eleitoral em sua campanha.
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)