Alunos trans indiciados por calúnia por acusarem reitor de transfobia
Dois estudantes trans da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) foram indiciados por calúnia pela PF (Polícia Federal) por terem chamado o reitor da instituição, Valdiney Gouveia Veloso, de transfóbico
Dois estudantes trans da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) foram indiciados por calúnia pela PF (Polícia Federal) por terem chamado o reitor da instituição, Valdiney Gouveia Veloso, de transfóbico.
O caso que resultou no indiciamento dos dois estudantes deu-se por ocasião de uma confusão durante reunião do Consuni no dia 27 de março de 2023.
No encontro, o reitor usou o pronome feminino para chamar um aluno trans líder do movimento estudantil na instituição. Após a fala, os estudantes começaram a chamar o reitor de transfóbico. Valdiney decidiu então ir à PF fazer uma denúncia contra os dois alunos e levou a gravação da reunião para análise.
O reitor alegou à PF que não conseguiu identificar o sexo do estudante naquele momento e que, por isso, teria errado o pronome. A PF concluiu que o fato do reitor ter trocado o pronome não configurava crime de transfobia. Como conclusão, a PF afirmou que os alunos acusaram falsamente o reitor de transfóbico e que por isso cometeram crime de calúnia.
Para reagir ao que classificaram de perseguição política por parte do reitor, dois professores enviaram uma denúncia ao MEC (Ministério da Educação). A pasta disse que o caso ainda está em análise.
O MPF afirmou que acompanha os inquéritos que estão em andamento, mas que não comenta. Explica que está analisando o relatório final para decidir se se posiciona “pelo arquivamento, pela denúncia (ação penal) ou pela propositura de um acordo de não persecução penal.”
A PF na Paraíba informou que não se pronuncia sobre investigações em curso.
Fim da gestão como reitor
O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, iniciou nesta segunda-feira, 12 de agosto, a transição para a nova gestão. O órgão será comandado por Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, eleitas em abril pela comunidade acadêmica.
O reitor, Prof. Valdiney Gouveia, reiterou a disponibilidade de toda a equipe de Pró-Reitores e Superintendentes para promover a adequada transição de gestão. Nesta direção, sugeriu que as Professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega encaminhassem nomes de membros de sua equipe para proceder a esse processo.
Leia mais: A estupidez autoritária da ideologia de gênero já foi longe demais
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)