O que Lula deveria ter dito a Maduro, segundo um vencedor do Nobel da Paz
O ex-presidente da Costa Rica Óscar Arias esperava que o petista tivesse adotado uma postura diferente em relação à farsa eleitoral do ditador venezuelano
![O que Lula deveria ter dito a Maduro, segundo um vencedor do Nobel da Paz](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2024/08/pzzb1413-e1723565160789.webp)
Ganhador do Nobel da Paz em 1987 por seu papel nas negociações de paz na América Central, Óscar Arias esperava que Lula (PT) tivesse adotado uma postura diferente em relação à farsa eleitoral do ditador Nicolás Maduro na Venezuela.
À Folha de S.Paulo, o ex-presidente da Costa Rica afirmou que o petista deveria ligado para o ditador venezuelano e dito: “Você perdeu”.
“Eu esperava que um democrata como Lula, que perdeu eleições e reconheceu suas derrotas, tivesse ligado e dito: ‘Maduro, você perdeu, reconheça a derrota e saia do poder’.”
Para Arias, pedir à ditadura de Maduro que entregue as atas é perda de tempo.
“Estamos perdendo tempo pedindo ‘por favor, entregue as atas’. Não vão entregar as atas porque não conseguem refazê-las, porque há um resultado eletrônico, com QR code. E não há dúvidas de que Maduro perdeu.”
Lula está “equivocado”
Pressionado a comentar a farsa eleitoral de Maduro, um de seus principais aliados na esquerda latino-americana, Lula disse se tratar de um “processo normal”, sugerindo que a oposição venezuelana entrasse na Justiça.
Óscar Arias, no entanto, afirmou que o petista está “equivocado”.
“Com todo o respeito que tenho por Lula, ele está equivocado. Governamos no mesmo período, meu segundo mandato foi de 2006 a 2010, estive em Brasília em visita oficial e ele esteve na Costa Rica. Mas ele está equivocado. Que Justiça na Venezuela? O Poder Judiciário na Venezuela não é autônomo, independente. Como em toda ditadura, o sistema judicial obedece ao presidente.”
E Celso Amorim?
Questionado sobre a ‘falta de confiança’ de Celso Amorim, assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, nas atas divulgadas pela oposição, o vencedor do Nobel da Paz disse:
“Ele está errado. Houve fiscais da oposição nas mesas que entregaram as informações apresentadas por María Corina Machado.
Quando o presidente do CNE, Elvis Amoroso, anunciou a vitória de Maduro, sabíamos que estava mentindo. Ele arrumou esses números como um mágico que tira um coelho da cartola. Por isso é inútil que López Obrador, Petro e Lula continuem insistindo para que Maduro entregue as atas.”
Leia também: No colo do ditador
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)