De Paris a Los Angeles: Snoop Dogg e a estratégia de marketing por trás das Olimpíadas
A próxima edição dos Jogos Olímpicos será realizada em Los Angeles, terra natal rapper e sua forte presença em Paris serve para aproximar o público do evento que ocorrerá em 2028.
As Olimpíadas de Paris 2024 estão na boca e no coração do povo, representando um dos grandes assuntos do momento e o rapper Snoop Dogg tem a sua parcela de contribuição. Quem acompanha o maior evento esportivo do planeta, que será encerrado no próximo domingo, 11, vai se deparar com diversas histórias de superação, vitórias, derrotas, medalhas e tudo mais.
E certamente irá trombar com alguma notícia sobre a intensa agenda que o rapper Snoop Dogg tem realizado pela “Cidade Luz”.
O “rolê olímpico” desse que já foi um dos principais expoentes do estilo conhecido como gangster rap (gênero surgido nos Estados Unidos e que fez muito sucesso nas décadas de 1980 e 1990) nada tem de aleatório.
Snoop Dogg busca novos públicos para as Olimpíadas
Quando iniciou sua carreira em 1993, Snoop Dogg tinha uma imagem pública bem distinta da desse sujeito ao mesmo tempo bonachão e irônico.
Hoje, apresentando-se nos diferentes ambientes olímpicos, ele consegue aproximar os cidadãos comuns do evento, em especial o público mais jovem.
Calvin Cordozar Broadus Jr., verdadeiro nome do cantor, que hoje tem 52 anos de idade, é nascido na Califórnia e cresceu com o pai ausente. Ele aprendeu a cantar e tocar piano no coral de uma igreja, mas na adolescência, passou a apresentar problemas com a lei e chegou a ser membro da gangue 20 Crips Rollin’.
Seu primeiro álbum, Doggystyle, de 1993, trazia alguns dos principais elementos que caracterizavam o gangsta rap.
O modo como o estilo musical retratava a realidade crua e violenta das ruas das metrópoles norte-americanas serviu para atrair a atenção de um público imenso, formado não apenas por pessoas que vivenciavam essa rotina nos guetos, mas também por outros segmentos sociais.
Como Snoop se reinventou ao longo dos anos?
A partir dos anos 2000, Snoop Dogg passou a apostar em uma pegada mais pop e em seu estilo debochado. Não apenas conseguiu emplacar diversos sucessos na música, como também conquistou papéis cômicos relevantes em filmes, séries e até animações.
Em 2021, ele foi convidado pela emissora NBC para fazer a cobertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão e a participação do rapper como comentarista ao lado do comediante Kevin Hart rendeu diversos momentos hilariantes, que viralizaram nas redes.
No começo deste ano, ele foi confirmado como uma das principais atrações do canal em Paris 2024, demonstrando que poderia ser fundamental para ajudar a NBC a dialogar com novos públicos.
NBC, COI e Snoop: qual é a estratégia em Paris?
Além de possuir quadros fixos dentro da programação da NBC relativa aos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Snoop Dogg também realiza a cobertura do evento para o Peacock, serviço de streaming da emissora.
Produzindo conteúdos inusitados, carregados de bom humor, ele tem ajudado a atrair novos espectadores.
A presença do cantor em Paris não tem apenas a finalidade de alavancar a cobertura dos Jogos de 2024 na emissora norte-americana. Ela integra a própria estratégia de marketing da próxima edição do evento, que terá a NBC como principal parceira de mídia.
Snoop Dogg apresentando as Olimpíadas
A próxima edição dos Jogos Olímpicos será realizada em Los Angeles, terra natal de Snoop Dogg. A forte presença do astro em Paris serve para aproximar o público do evento que ocorrerá em 2028.
Nessa jornada, Snoop Dogg é visto em diversas modalidades esportivas. Ele foi clicado com Martha Stewart, ambos vestidos de jóqueis, ao lado dos cavalos que disputariam provas de hipismo.
Ele ainda caiu na piscina com o ex-nadador Michael Phelps e acompanhou um jogo de vôlei de praia na arena instalada ao pé da Torre Eiffel.
#FollowtheDogg
A presença do músico nos Jogos Olímpicos na França é potencializada com o uso da hashtag #FollowtheDogg, parte do projeto da NBC em que o astro produz conteúdos em diversas circunstâncias durante o evento.
Levantamento feito a partir da plataforma BrandMentions mostra que a estratégia olímpica envolvendo Snoop Dogg obteve êxito, especialmente em sua tentativa de furar a bolha do esporte e levando um novo público a acompanhar suas andanças por Paris.
Apenas nos últimos sete dias, os conteúdos com a hashtag #FollowtheDogg alcançaram 428,2 milhões de pessoas em todo o mundo, em diferentes redes sociais.
Os conteúdos produzidos pelo rapper obtiveram 2,1 milhões de compartilhamentos e 2,1 milhões de curtidas.
Não foi à toa que Snoop Dogg foi um dos convocados para conduzir a tocha olímpica antes da abertura dos Jogos deste ano.
Mais do que uma celebridade participando de um evento esportivo, o mundo estava diante de uma complexa estratégia de marketing que deverá ter repercussões desde Paris até Los Angeles, em 2028.
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