Aposentadoria antecipada aos 55 anos: saiba se é possível
Aposentadoria antecipada aos 55 anos, entenda os benefícios e documentos necessários.
Os brasileiros sempre esperam ansiosamente pelo momento de se aposentar.
Recentemente, uma nova medida trouxe esperança para muitos trabalhadores: a aprovação da redução da idade mínima para a aposentadoria, permitindo que os funcionários com carteira assinada se aposentem aos 55 anos.
Este benefício, no entanto, não se aplica a todos.
Essa modalidade de aposentadoria especial é destinada apenas àqueles que trabalham sob condições insalubres e prejudiciais à saúde.
Portanto, é fundamental compreender quem tem direito e quais são os documentos necessários para solicitar esse benefício no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Quem tem direito à aposentadoria especial aos 55 anos?
Esta aposentadoria especial beneficia trabalhadores que estão expostos a condições adversas no ambiente de trabalho.
A especialista Laura Alvarenga explica detalhadamente quais são os requisitos e quem pode solicitar.
- Trabalhadores expostos a condições de trabalho de risco ou insalubre;
- Pessoas que executam tarefas envolvendo substâncias perigosas especificadas pelo Governo Federal;
- Profissionais que fazem exploração mineral em locais subterrâneos;
- Aqueles em ocupações que impliquem contato com asbestos ou fibras de amianto;
- Trabalhadores expostos a sistemas elétricos de alta voltagem;
- O benefício só é válido para funcionários que entraram no mercado de trabalho após a reforma de 2019;
- Pessoas que trabalham com serviços de vigilância e precisam usar armamento.
Como solicitar a aposentadoria especial aos 55 anos do INSS?
A solicitação da aposentadoria especial pode ser feita de forma online, através do site ou aplicativo “Meu INSS”.
Confira o passo a passo para dar entrada no seu pedido:
- Entre no site ou app Meu INSS;
- Faça o login com os dados do Gov.br;
- Clique na opção “Novo Requerimento”;
- Digite “aposentadoria”;
- Confira se você cumpre os requisitos mencionados;
- Preencha as informações e anexe os documentos necessários;
- Envie o pedido.
Quais documentos são necessários para solicitar a aposentadoria especial?
Para garantir que a sua solicitação seja aprovada, é essencial apresentar uma série de documentos.
Veja a lista do que será necessário:
- Documentos pessoais (RG e CPF);
- Comprovante de residência;
- Carteiras de trabalho;
- Carnês de contribuição e o Perfil Previdenciário Profissional (PPP);
- Detalhamento das atividades exercidas pelo trabalhador e a exposição aos agentes nocivos;
- Laudos Técnicos de Condições Ambientais do Trabalho.
Como funciona a transição para quem já estava no mercado de trabalho?
Para aqueles que já estavam no mercado de trabalho antes da reforma de 2019, existe um sistema de transição.
Este sistema define uma pontuação mínima que deve ser atingida para que o trabalhador tenha direito à aposentadoria especial.
Essa pontuação é uma combinação da idade do trabalhador, seu tempo de contribuição e o período em que esteve exposto a condições insalubres.
Mais detalhes sobre o INSS e as diferentes modalidades de aposentadoria ofertadas aos brasileiros podem ser acessados através das plataformas oficiais do órgão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)