Previsão do Tempo: Nova massa de ar polar no Brasil traz queda nas temperaturas
Embora o sistema não traga chuvas, ele proporciona a chegada de uma frente fria que reforça a queda nas temperaturas em diversas regiões do país.
Segundo a previsão do tempo, o início da semana no Brasil será marcado pela influência de um ciclone extratropical em alto mar, que dá origem a uma nova frente fria.
Embora o sistema não traga chuvas, ele proporciona a chegada de uma massa de ar polar que reforça a queda nas temperaturas em diversas regiões do país.
Essa infiltração marítima está contribuindo para aumentar a umidade no litoral do Nordeste e intensificar as chuvas na Região Norte.
O resultado é um começo de semana com condições meteorológicas variadas em cada canto do Brasil.
Queda nas temperaturas no Sul devido à massa de ar polar
No Sul do Brasil, a nova massa de ar frio mantém as temperaturas baixas em toda a região.
A geada é esperada na Campanha, na Serra e nos vales do Rio Grande do Sul, centro e norte de Santa Catarina e sul do Paraná.
Além disso, o mar ficará muito agitado devido ao ciclone extratropical em deslocamento em alto mar
Mesmo sem previsão de chuvas, os moradores do Sul devem se preparar para temperaturas mais baixas à tarde, com a necessidade de roupas mais quentes e cuidados especiais com a saúde, principalmente de crianças e idosos.
Ciclone extratropical afeta o Sudeste
A passagem da nova frente fria, associada ao ciclone extratropical em alto mar, traz ventos intensos e ar frio para a costa do Sudeste.
Em São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, as madrugadas e manhãs serão geladas, com o mar se mantendo agitado entre São Paulo e Rio de Janeiro.
No entanto, a previsão é de chuva rápida no norte do Espírito Santo, enquanto Vitória deverá ter tempo firme e temperaturas amenas.
As condições exigem atenção, principalmente para os moradores da Região dos Lagos, que poderão enfrentar muitos dias com nuvens.
Calor moderado e ventos no centro-oeste
O Centro-Oeste do Brasil terá um início de semana com dias ensolarados e poucas nuvens, mas as temperaturas podem ser mais frias nas manhãs.
As regiões sul de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso sentirão mais esses efeitos devido à entrada de uma nova massa de ar frio. Contudo, ao longo do dia, as temperaturas ficam amenas.
Não há previsão de chuva, mas os moradores devem estar atentos às variações de temperatura durante o dia, mantendo-se hidratados e protegidos do sol.
Previsão do tempo no Nordeste
O tempo no Nordeste não apresenta mudanças significativas, mas a umidade trazida pelo vento do mar pode gerar pancadas de chuva passageiras.
Estas poderão ocorrer no sul da Bahia, litoral de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, com algumas aberturas de sol intercaladas.
Nas capitais Teresina e Fortaleza, o tempo deverá se manter firme e quente, enquanto no Maranhão, a chuva poderá ser mais constante à tarde, principalmente no oeste, norte e litoral do estado.
Chuva e abafamento na região Norte
Na Região Norte, a circulação de ventos aumentará as chances de chuva e a semana começará abafada em estados como Amazonas, Roraima e Pará.
Manaus, Boa Vista e a região de Santarém-PA enfrentarão pancadas de chuva ao longo da manhã.
No entanto, no sul de Rondônia e no Acre, o dia pode começar com temperaturas mais amenas, aquecendo-se ao longo do dia sem previsão de chuva.
O leste e norte do Amapá e o litoral do Pará terão chuvas mais passageiras durante a tarde.
Alertas meteorológicos importantes
Mar muito agitado no Sul e Sudeste: Ressaca entre Chuí-RS e São Mateus-ES.
Rajadas de vento forte: Ventos variando entre 51 e 70 km/h no litoral do RS, SC, PR e sul de SP.
Geada: Na Campanha Gaúcha, Serra, Vales e nordeste do RS, centro-norte e sul de SC, e no centro-sul do PR.
Previsão do Tempo: Umidade relativa do ar
Em atenção (abaixo dos 30%): Norte do PR, centro-norte e oeste de SP, centro-norte de MG, entre outras regiões.
Em alerta (abaixo dos 20%): Extremo norte de SP, noroeste e Triângulo de MG, centros-sul do PI, e outras áreas.
Pancadas de chuva fortes com raios: No extremo norte de AM, RR, noroeste do PA e no estado do AP.
Os moradores das regiões afetadas devem ficar atentos às previsões e seguir as orientações das autoridades locais para garantir a segurança e a proteção de todos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)