Crusoé: Ciro dá o tom
Divisão na esquerda enche a disputa em Fortaleza de ressentimento
A campanha para a prefeitura de Fortaleza, capital do Ceará, foi contaminada pelas agressões verbais. O pleito é o primeiro que ocorre após a cisão entre o PDT, de Ciro Gomes, e o PT, do seu irmão, Cid Gomes, há dois anos. Furioso com o que chama de “trairagem”, Ciro partiu para cima dos seus rivais na esquerda. Sua verborragia acabou definindo o clima da eleição, que ironicamente tem mais chances de ser decidida na direita.
O pedetista Ciro apoia a reeleição do atual prefeito de Fortaleza, José Sarto. O cacique esteve presente na convenção do PDT que oficializou a candidatura, em 28 de julho. Na ocasião, Ciro criticou enfaticamente o governo Lula, reiterou denúncias contra a administração do governador petista do Ceará, Elmano de Freitas, e alfinetou seu ex-aliado e atual desafeto, Camilo Santana, ministro da Educação de Lula.
“A quadrilha em que se transformou o PT do Ceará: roubam em todas as oportunidades que têm pra roubar, mentem explorando a boa vontade do povo”, disse Ciro na convenção pedetista. “Hoje, por obra do senhor Camilo Santana, todos os presídios do Ceará foram divididos para as facções criminosas”. Ele também chamou o petista Evandro Leitão, o nome do PT na disputa, de “candidato da organização criminosa petista”.
O candidato de Ciro, José Sarto, seguiu na mesma toada do seu guru, disparando contra todos os seus adversários. Sarto chamou o petista Evandro Leitão de “candidato da covardia”, por ele não ter assinado a CPI do narcotráfico em 2018, alegando temor.
O PT respondeu em sua própria convenção, alguns dias depois. “Nós vamos superar uma fase que tem gente mais preocupada em fazer briga política que em fazer benefício para o povo de Fortaleza. Ver quem faz e quem fica fazendo briga política”, disse o governador cearense Elmano, em referência aos recorrentes ataques de Ciro Gomes.
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)