Crusoé: Governo baiano terá de construir museu sobre Frans Krajcberg
Decisão do TCE resolve impasse que dura mais de uma década. Artista polonês radicado na Bahia deu materiais para estado construir museu
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) deu um prazo de 150 dias para que o governo do estado assuma as obras de construção de um museu destinado à obra do artista polonês naturalizado brasileiro Frans Krajcberg. O escultor e pintor polonês, radicado no interior do estado, chegou a doar obras e sua fazenda ao governo para que o local recebesse a instalação — que o governo posterga há 15 anos.
As informações são do portal Correio24Horas. O TCE indica que as obras estão em bom estado, mas sem o devido cuidado. Desta forma, o governo deve cumprir uma promessa feita em 2009 de construir um espaço para visitação no local.
O artista, nascido na Polônia em 1921, passou a viver no Brasil em 1947, onde passou por Minas Gerais (quando viveu solitário em uma caverna) e Rio de Janeiro, antes de se naturalizar brasileiro em 1957. Suas obras mais relevantes tem uso de peças em madeira calcinada, como parte de um alerta ao desmatamento no Brasil e à degradação ambiental.
Em 2009, o artista decide doar o acervo patrimonial e artístico de 48 mil peças, presente no Sítio Natura, seu ateliê no município de Nova Viçosa, ao governo da Bahia. A contrapartida seria a promessa do então governador Jaques Wagner (PT) em transformar o local em um museu destinado a celebrar a obra do artista. Ele morreu em 2017, aos 96 anos, sem ver a promessa cumprida.
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)