Crusoé: A história da estudante de Medicina que descobriu asteroides
Verena Paccola descobriu mais de 25 asteroides em projeto da agência especial americana Nasa
A estudante universitária Verena Paccola nasceu em Campinas, fez pesquisa na UFMG com um mentor de Harvard, fez pesquisa no hospital Albert Einstein, formou-se na Unicamp como técnica de enfermagem, estudou neurociência em Vancouver, no Canadá, representou o Brasil em Assembleia da Juventude na ONU, descobriu mais de 25 asteroides em projeto da agência especial americana Nasa, ganhou três medalhas, um certificado e um troféu do Ministério da Ciência e Tecnologia em 2021, virou personagem da Turma da Mônica e atualmente cursa Medicina na USP.
“Não sei se deu para perceber, mas eu sou muito inquieta”, diz Verena a Crusoé.
Deu, sim!
Verena é um dos exemplos de estudantes brasileiros de destaque que descobri em Boston, nos Estados Unidos, quando participei em abril de 2024 da Brazil Conference, e que me inspiraram a fazer esta série de entrevistas, iniciada, na edição passada desta revista com Matheus Farias, o primeiro brasileiro PhD em Engenharia em Harvard, e desdobrada na próxima edição com Sarah Borges, a primeira bolsista de Goiânia na famosa universidade americana.
“O que une, para mim, a medicina e a astronomia, ciência espacial, é o desafio. É a curiosidade, porque tem muita coisa pra descobrir. Minha área preferida na medicina é o cérebro. Eu gosto de neuro. Eu quero ser neurocirurgiã. O cérebro ainda é um mistério para a gente. A gente não sabe acho que nem metade do que tem para saber do cérebro e é a mesma coisa do espaço. Então, sempre foram duas áreas que me chamaram muita atenção”, diz Verena.
Ela não só manifesta paixão por adquirir novos conhecimentos e expandir sua visão de mundo, mas também a perseverança para correr atrás de seus sonhos.
“Quando eu coloco uma coisa na cabeça, é difícil para tirar”, confessa.
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)