Previsão do Tempo: Final de semana chega com intenso calor em Porto Alegre
Previsão é de que o calor continue ao longo do final de semana, com máximas ainda mais elevadas.
O Rio Grande do Sul está enfrentando um calor incomum para esta época do ano, com temperaturas que devem superar os 30°C em Porto Alegre e diversas outras cidades do interior de acordo com a previsão do tempo.
Ontem, quinta-feira, 01, as temperaturas já foram bastante altas em várias localidades, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em São Borja, a máxima atingiu 31,1°C, enquanto em Alegrete foi de 30,9°C. Quaraí e Uruguaiana também sentiram o calor, com temperaturas de 30,6°C e 30,3°C, respectivamente.
A previsão é de que o calor continue ao longo do final de semana, com máximas ainda mais elevadas.
Calor em Porto Alegre: Previsão do tempo para a 6°feira
Para hoje, a previsão é de mais um dia de tempo firme no Rio Grande do Sul, com muito sol e amplos períodos de céu claro.
Algumas nuvens podem aparecer em determinados pontos do estado, mas não o suficiente para amenizar o calor intenso.
Os dados indicam que o dia começa ameno na maioria das regiões, mas com mínimas relativamente altas na Metade Oeste.
Durante o decorrer da sexta-feira, as máximas estarão ao redor ou acima dos 30°C, especialmente no Noroeste, Oeste, parte da Campanha, Centro, vales e na Grande Porto Alegre.
Sábado promete ser o dia mais quente da semana
Amanhã, sábado, o calor aumentará ainda mais. Estima-se que será o dia mais quente da semana em Porto Alegre, região metropolitana e nos vales, com máximas que podem variar entre 32°C e 34°C.
Esse aumento de temperatura será sentido em diversas localidades, não apenas na capital.
Motivo de tanto calor
Uma corrente de jato em baixos níveis de incomum intensidade está trazendo ar muito quente para o Estado.
A corrente de jato, que é um corredor de vento muito intenso a cerca de 1500 metros de altitude, está se estendendo do Sul da Bolívia até o Rio da Prata e essa configuração ajuda a explicar as altas temperaturas.
A orientação da corrente de jato estará diferente amanhã, estendendo-se da Bolívia até o Uruguai e o Rio Grande do Sul.
Embora não tão extrema quanto hoje, ainda será intensa, reforçando o ingresso de ar seco e quente, elevando as temperaturas para níveis bem acima do normal para esta época do ano.
Efeitos do vento Norte
O vento Norte, quente e seco, será uma característica marcante deste fenômeno. Esse vento não está associado a nuvens de tempestade, mas ainda assim, pode provocar transtornos.
Em várias cidades, as rajadas podem ser fortes, com velocidades que variam de 40 km/h a 70 km/h, e em casos extremos, de 80 km/h a 100 km/h.
Entre as possíveis consequências, estão quedas de árvores e postes, falta de luz e o colapso de algumas estruturas.
A área de Santa Maria é especialmente vulnerável a essas condições. Na Grande Porto Alegre, o vento tende a ser menos forte, exceto em pontos mais próximos da Serra, como o Vale do Sinos.
Continue acompanhando as atualizações para se preparar adequadamente e minimizar os efeitos do calor intenso e dos ventos fortes nos próximos dias.
Fique seguro e informado!
Fonte: MetSul Meteorologia
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)