Medo de ficar sem celular? Você pode sofrer de Nomofobia

25.06.2026

logo-crusoe-new
O Antagonista

Medo de ficar sem celular? Você pode sofrer de Nomofobia

avatar
Redação O Antagonista
6 minutos de leitura 29.07.2024 20:33 comentários
Mundo

Medo de ficar sem celular? Você pode sofrer de Nomofobia

Hábito se torna doença quando começa a provocar prejuízos na vida profissional, afetiva e/ou familiar.

avatar
Redação O Antagonista
6 minutos de leitura 29.07.2024 20:33 comentários 0
Medo de ficar sem celular? Você pode sofrer de Nomofobia
Medo de ficar sem celular Você pode sofrer de Nomofobia. Créditos: depositphotos.com / Vadmary

A presença constante de smartphones no cotidiano das pessoas produziu um novo desafio de saúde: a nomofobia, um medo irracional de ficar sem o celular.

O termo, derivado da expressão inglesa “no mobile phone phobia”, descreve a ansiedade intensa que é possível sentir ao perder o acesso a dispositivos móveis.

Para muitos, o celular se tornou uma válvula de escape, facilitando a comunicação, o acesso à informação, distração e até a realização de tarefas do dia a dia.

E esse medo de ficar sem o aparelho pode surgir de diversas formas, incluindo a preocupação com a perda do aparelho, a falta de bateria e a ausência de sinal.

Embora ainda seja uma condição pouco discutida, a nomofobia e seus efeitos na saúde mental podem ser significativos e requerem atenção.

O que é Nomofobia?

Segundo Marcos Gebara, psiquiatra e presidente da Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro (Aperj), o hábito se torna doença quando começa a provocar prejuízos na vida profissional, afetiva e familiar.

Quando você começa a dedicar tempo demais àquilo e tirar de outras coisas importantes, você pode dizer que está doente. Se você não consegue ficar longe do celular em momento nenhum, por exemplo”, diz o profissional.

Sintomas da Nomofobia

Identificar o transtorno pode ser desafiador, pois seus sintomas tendem a ser confundidos com comportamentos comuns no uso de celulares.

No entanto, há sinais específicos que podem indicar a presença dessa condição. Alguns deles são:

Ansiedade ou pânico: sentir-se extremamente ansioso ou entrar em pânico ao perceber que o celular não está por perto ou não funciona corretamente;

Verificação constante: checar o celular incessantemente, mesmo quando não há notificações ou necessidade;

Comprometimento de atividades: priorizar o uso do celular em detrimento de outras atividades importantes, como trabalho, estudo ou interações sociais;

Preocupação excessiva: pensar constantemente no celular e nas possíveis consequências de ficar sem ele; e

Sintomas físicos: palpitações, suor excessivo, tremores e dificuldade para respirar ao ficar sem o aparelho.

Essas atitudes podem evidenciar que o paciente desenvolveu uma dependência emocional e psicológica em relação ao celular, afetando negativamente sua qualidade de vida.

A condição, quando classificada como doença, é caracterizada como fobia e está lá nas classificações, no CID 10, por exemplo. No grupo F40, que são os transtornos fóbico-ansiosos, e, embora não tenha escrito lá [a palavra] ‘nomofobia’, existem diversas fobias que também não estão escritas e que uma pessoa pode desenvolver: cobra, barata, etc”, acrescenta Gebara.

Medo de fica sem celular em crianças e adultos

Especialistas reforçam que crianças e adultos estão muito dependentes, mas que crianças tendem a sofrer mais com o transtorno.

A razão está na fase de desenvolvimento em que se encontram, na qual a busca por aceitação social e a influência dos pares são mais intensas.

O uso constante do celular como meio de comunicação e entretenimento torna-se uma forma de pertencimento, mas também um gatilho para a ansiedade.

As crianças, em particular, podem enfrentar impactos negativos no desenvolvimento social e educacional, enquanto adultos podem ter dificuldades no trabalho e nos relacionamentos pessoais”, diz Marcel Fulvio Lamas, coordenador da psiquiatria do Hospital Albert Sabin de São Paulo.

Em comparação, adultos, embora também vulneráveis, tendem a desenvolver mecanismos de controle e gerenciamento do tempo de uso do celular.

No entanto, ambos os grupos necessitam de limites claros. Para crianças, recomenda-se um máximo de duas horas diárias de uso recreativo de dispositivos eletrônicos, enquanto adultos devem buscar equilibrar o tempo de uso com atividades offline, evitando o uso excessivo, especialmente em momentos como refeições e antes de dormir.

Tratamento

O tratamento da nomofobia geralmente envolve abordagens psicoterapêuticas e, em alguns casos, o uso de medicação.

Uma rede de apoio que inclui família, amigos e parceiros pode ser fundamental. Em alguns casos, uma equipe multidisciplinar especializada pode ser necessária para fornecer um tratamento mais abrangente e eficaz”, ressalta Tatiane Paula, psicóloga e especialista em psicopatologia e também dependência química e saúde mental pelo Instituto de Pesquisa de São Paulo.

Psicólogos e psiquiatras estão aptos a diagnosticar e tratar essa condição. Centros de saúde mental, clínicas de psicologia e hospitais com serviços de psiquiatria são locais onde é possível encontrar suporte.

Uma das linhas mais indicadas de psicoterapia para tratar o medo de ficar sem celular é a terapia cognitivo-comportamental (TCC).

A TCC foca em identificar e modificar os pensamentos e comportamentos que contribuem para a dependência do celular, promovendo estratégias práticas para lidar com a ansiedade e melhorar a qualidade de vida”, ressalta a especialista.

Práticas de autocuidado, como meditação, exercícios físicos e hobbies que não envolvam o uso de tecnologia, também podem ajudar a reduzir a dependência do celular e melhorar a saúde mental.

Dicas para reduzir a dependência do Celular

Segundo os especialistas ouvidos pela reportagem, para quem deseja diminuir a dependência do celular, algumas práticas simples podem ser adotadas no dia a dia:

  • Estabelecer horários específicos para usar o celular e evitar utilizá-lo durante refeições, antes de dormir e ao acordar;
  • Desativar notificações desnecessárias, deixando ativas apenas aquelas que são realmente importantes;
  • Exercícios de mindfulness podem ajudar a reduzir a ansiedade relacionada ao uso do celular;
  • Criar momentos offline, dedicando tempo para atividades que não envolvam tecnologia, como leitura, exercícios físicos e encontros presenciais;
  • Usar aplicativos de monitoramento do tempo de uso do celular para ter consciência de quanto tempo é gasto no dispositivo e ajustar os hábitos conforme necessário; e
  • Praticar a desconexão digital, reservando períodos do dia ou da semana para ficar completamente offline, permitindo-se relaxar e se reconectar com o mundo real.
  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

“Ele me desrespeitou”, diz Michelle sobre ligação de Flávio

“Ele me desrespeitou”, diz Michelle sobre ligação de Flávio
2

OAB suspende Deolane após pedido de exclusão de Pavanato

OAB suspende Deolane após pedido de exclusão de Pavanato
3

“É dia de jogo, nada nem ninguém me aborrece”, diz Flávio após vídeo de Michelle

“É dia de jogo, nada nem ninguém me aborrece”, diz Flávio após vídeo de Michelle
4

Vídeo de Michelle divide opiniões entre bolsonaristas

Vídeo de Michelle divide opiniões entre bolsonaristas
5

“Cadê o filho do Lula?”, questiona Eduardo em jogo do Brasil

“Cadê o filho do Lula?”, questiona Eduardo em jogo do Brasil
6

Justiça investiga suposta propaganda abusiva na CazéTV

Justiça investiga suposta propaganda abusiva na CazéTV
7

O piti de Erika Hilton, o ataque à verdade e a mesquinharia identitária

O piti de Erika Hilton, o ataque à verdade e a mesquinharia identitária
8

Crusoé: “Traidores da Pátria não conseguirão reescrever a história”, diz Itamaraty

Crusoé: “Traidores da Pátria não conseguirão reescrever a história”, diz Itamaraty
9

Dallagnol cogita lançar esposa ao Senado do Paraná

Dallagnol cogita lançar esposa ao Senado do Paraná
10

Jaques Wagner deixa liderança do governo no Senado

Jaques Wagner deixa liderança do governo no Senado
1

Flávio pede desculpas a Michelle após ex-primeira-dama afirmar ter sido humilhada

Flávio pede desculpas a Michelle após ex-primeira-dama afirmar ter sido humilhada
2

Vereador do PT é preso em SP por lavagem de dinheiro para o PCC

Vereador do PT é preso em SP por lavagem de dinheiro para o PCC
3

Flávio Bolsonaro 'resgata' Neymar em vídeo de IA

Flávio Bolsonaro 'resgata' Neymar em vídeo de IA
4

O piti de Erika Hilton, o ataque à verdade e a mesquinharia identitária

O piti de Erika Hilton, o ataque à verdade e a mesquinharia identitária
5

Crusoé: Paris Filmes diz que não vai distribuir 'Dark Horse'

Crusoé: Paris Filmes diz que não vai distribuir 'Dark Horse'
6

"Ele me desrespeitou", diz Michelle sobre ligação de Flávio

"Ele me desrespeitou", diz Michelle sobre ligação de Flávio
7

OAB suspende Deolane após pedido de exclusão de Pavanato

OAB suspende Deolane após pedido de exclusão de Pavanato
8

Dallagnol cogita lançar esposa ao Senado do Paraná

Dallagnol cogita lançar esposa ao Senado do Paraná
9

"É dia de jogo, nada nem ninguém me aborrece", diz Flávio após vídeo de Michelle

"É dia de jogo, nada nem ninguém me aborrece", diz Flávio após vídeo de Michelle
10

R$ 300 mil para Luana Piovani criticar a autonomia do BC

R$ 300 mil para Luana Piovani criticar a autonomia do BC
1

Prévia da inflação vem mais fraca que o esperado

Prévia da inflação vem mais fraca que o esperado
2

Meio-Dia em Brasília: Michelle Bolsonaro declara guerra contra Flávio

Meio-Dia em Brasília: Michelle Bolsonaro declara guerra contra Flávio
3

“Não há briga, nem competição”, diz Michelle após desabafar em vídeo

“Não há briga, nem competição”, diz Michelle após desabafar em vídeo
4

R$ 300 mil para Luana Piovani criticar a autonomia do BC

R$ 300 mil para Luana Piovani criticar a autonomia do BC
5

Parlamentares exploram vídeo de Michelle e acusam bolsonarismo de machismo

Parlamentares exploram vídeo de Michelle e acusam bolsonarismo de machismo
6

Deputado do PL vê “confissão de culpa” em saída de Jaques Wagner

Deputado do PL vê “confissão de culpa” em saída de Jaques Wagner
7

Crusoé: “Estaremos lá para nossos novos e grandes amigos”, diz Trump sobre Venezuela

Crusoé: “Estaremos lá para nossos novos e grandes amigos”, diz Trump sobre Venezuela
8

IA dá fôlego às bolsas, Brasil aguarda inflação

IA dá fôlego às bolsas, Brasil aguarda inflação
9

Off Campus terá mudança importante em nova temporada

Off Campus terá mudança importante em nova temporada
10

Venezuela: número de mortos em terremotos sobe para 164

Venezuela: número de mortos em terremotos sobe para 164

Tags relacionadas

Luiz Inácio Lula da Silva medo
< Notícia Anterior

Maduro atinge o ápice do cinismo

29.07.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Honda Tornado XR 300L e Yamaha Lander 250: Qual moto escolher?

29.07.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.