Previsão do Tempo: Frente fria avança pelo Brasil
Fenômeno deve pôr fim ao ciclo de dias quentes e ao bloqueio atmosférico que predominava em várias regiões.
A previsão do tempo indica que uma nova frente fria está se deslocando do Sul em direção ao Sudeste do Brasil, trazendo mudanças significativas no clima no início dessa semana.
Este fenômeno deve pôr fim ao ciclo de dias quentes e ao bloqueio atmosférico que predominava em várias regiões.
A semana começa com temporais em Santa Catarina e chuva forte no Paraná.
A entrada do ar polar na retaguarda do sistema diminuirá a chuva no Rio Grande do Sul, mas causará uma queda acentuada nas temperaturas.
Na Campanha Gaúcha, por exemplo, o dia pode começar com geada. Além disso, a umidade aumentará no sul do Mato Grosso do Sul e no litoral de São Paulo com a virada de vento.
Previsão do Tempo no Sul
A previsão para a última segunda-feira de julho, dia 29, indica clima instável na Região Sul. A Campanha Gaúcha amanhece com chance de geada e a chuva deve perder força à medida que a massa de ar frio e seco avança pelo oeste e sul do Rio Grande do Sul.
Porto Alegre terá um dia mais nublado e frio, com chances de diminuição da chuva ao longo do dia. Curitiba e Florianópolis também terão tempo encoberto, com possibilidade de chuva forte na capital de Santa Catarina e temperaturas em declínio.
Frente fria afeta a região Sudeste
O avanço da frente fria trará mudanças notáveis ao Sudeste. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, espera-se uma virada de vento durante a segunda-feira, acompanhada por rajadas de vento intensas.
A chuva aumentará no sul e leste de São Paulo entre o meio da tarde e a noite, com chances de garoa na capital paulista e chuva rápida no sul do Rio de Janeiro.
Em contraste, o tempo permanece firme e quente em Minas Gerais e no Espírito Santo, com baixa umidade no interior dessas regiões.
Frente Fria no Centro-Oeste
No Centro-Oeste, a frente fria aumentará a umidade no extremo sul de Mato Grosso do Sul, onde a segunda-feira será de sol entre nuvens e chuva fraca em diversos momentos.
No restante da região, incluindo Campo Grande, predominará o ar seco, com temperaturas elevadas à tarde.
Goiânia, o Distrito Federal, e todo o estado de Mato Grosso, incluindo Cuiabá, não terão chuvas, e as temperaturas podem atingir os 39 °C.
Previsão do tempo para o Nordeste
No Nordeste, os ventos marítimos constantes continuarão a promover a formação de muitas nuvens de chuva ao longo da costa leste.
As temperaturas estarão altas e o tempo abafado, com pancadas de chuva desde o litoral norte da Bahia até o litoral do Rio Grande do Norte.
A expectativa é de chuva fraca no litoral do Maranhão e Ceará, enquanto o interior do Piauí e Pernambuco enfrentará tempo seco e temperaturas elevadas.
Previsão do tempo para a região Norte
A alta umidade e o calor na região Norte continuarão a provocar nuvens carregadas.
Há uma alta probabilidade de pancadas de chuva em Roraima, com risco de temporais em Boa Vista. As chuvas serão mais irregulares em Belém, Manaus e Macapá, mas prevalecerão.
Já no Acre, Rondônia e Tocantins, o tempo permanecerá firme com altas temperaturas e baixa umidade do ar.
Alertas meteorológicos importantes
Geada: Expectativa de geada na Campanha Gaúcha, especialmente em Bagé, com temperaturas mínimas de 4 °C.
Mar Agitado: Condições de mar agitado na costa da Região Sul.
Tempo Chuvoso: Chuvas moderadas a fortes com raios e rajadas de vento entre 51 e 70 km/h na Serra, Vales do Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina e no centro-sul e leste do Paraná.
Ventos: Rajadas de vento moderadas variando entre 40 a 50 km/h no nordeste, leste e sul do Paraná, na maior parte de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
Tempestades: Alerta de tempestades com raios e ventos entre 71 a 90 km/h no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e litoral paranaense.
Ressaca: Aviso de ressaca entre Ilha Bela, São Paulo, e Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, com ondas de até 2,5 metros.
Mantenha-se atento às atualizações meteorológicas e siga as recomendações das autoridades para garantir a sua segurança e o bem-estar da sua família durante as mudanças climáticas que estão por vir.
Fonte: ClimaTempo
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)