Ivan Sant’Anna na Crusoé: Corrida pela Casa Branca
Vamos supor que as eleições presidenciais dos Estados Unidos fossem uma coisa mais lúdica e menos séria, como Banco Imobiliário
Vamos supor que as eleições presidenciais deste ano nos Estados Unidos fossem uma coisa mais lúdica e menos séria. Um jogo do tipo Banco Imobiliário, por exemplo.
Os dois competidores, Donald Trump e Joe Biden, estão alinhados no ponto de partida.
Logo de saída, Trump é impedido de jogar por duas rodadas, por causa de um grand jury de Nova York que condenou o ex-presidente em 34 acusações criminais.
Vez de Biden jogar: desafia o oponente a um debate fechado na TV. Sleepy Joe avança três casas.
No debate, na CNN, Donald Trump arrasa com Joe Biden. Ou, melhor, Biden arrasa consigo mesmo, esquecendo e trocando nomes de pessoas e dando indícios de que pode estar senil. Fala com um fiapo de voz. Trump avança cinco casas.
Tentando se recuperar, Biden convoca uma coletiva de imprensa em Washington. Mesmo sem contendor, sai-se tão mal quanto no debate. Entre outras mancadas terríveis, confunde Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, com Wladimir Putin e Kamala Harris com Trump. No joguinho, Donald Trump avança cinco casas.
Durante um comício nos arredores de Butler, na Pensilvânia, Trump sofre um atentado que quase lhe é fatal. Um tiro de AR-15, disparado por Thomas Matthew Crooks, um jovem de 20 anos, arranca um pedaço da parte superior da orelha de Donald Trump, que ganha dez casas no joguinho por não ter dado sinais de pânico. Muito pelo contrário, mesmo com as mãos ensanguentadas, ergue o punho e conclama os presentes a lutar: “Fight, fight”.
Na convenção republicana, em Milwaukee, Wisconsin, Trump recebe uma consagração por parte dos convencionais. Faz um discurso de aceitação da candidatura de uma hora e trinta e dois minutos, o mais longo da história das convenções de partido nos Estados Unidos. No joguinho eleitoral, Donald Trump avança dez casas.
Joe Biden diz que não desiste de sua candidatura. Logo sua assessoria informa que o presidente está com Covid. Biden fica sem jogar por duas rodadas.
Domingo, 21 de julho de 2024. Num comunicado lacônico pelas redes sociais, Joe Biden retira sua candidatura e lança o nome da vice-presidente, Kamala Harris, em seu lugar. O bonequinho que representa Biden é retirado do tabuleiro. Em seu lugar aparece uma bonequinha retratando Harris, lá no ponto de partida.
Num vídeo antigo,…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)